Ricardo Cavalcante apresenta projeto do Hub do Hidrogênio Verde a Igor Queiroz

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, apresentou o projeto do Hub do Hidrogênio Verde a Igor Queiroz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, no início da tarde desta sexta-feira (21/05), na Casa da Indústria. O Hub de H2V colocará o Ceará no centro de produção mundial desta energia limpa, revolucionando a matriz energética local. Estiveram presentes no evento, ainda, Alex Nogueira, Diretor de Estratégia e Gestão de Desempenho do Grupo Edson Queiroz; Monica Saraiva Panik, Consultora internacional contratada pela FIEC; Marco Aurélio Cabral, Sócio-fundador da Engaja Comunicação; Jessé The, Professor da Universidade de Waterloo e Empresário; Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará da FIEC; Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC; e Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria.

“O mundo está com os olhos voltados para o Hidrogênio Verde.  O que temos feito na Federação é apresentar esse projeto que vai mudar o PIB do Estado, com energia limpa e sustentável. O Ceará tem vantagens únicas no mundo, sendo considerado a Opep do H2V”, declarou Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC.

O Hidrogênio Verde é obtido a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a energia solar, sem a emissão de carbono, através da eletrólise, sendo prática sustentável e já adotada em vários países do mundo. Esta tecnologia está baseada na geração de Hidrogênio — um combustível universal — por meio de um processo químico conhecido como eletrólise, que utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se o H2V for obtido de fontes renováveis,  a energia será produzida sem a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

A nova tecnologia, que vem se tornando uma das mais importantes e debatidas no cenário internacional de energia, pode produzir energia limpa aplicada às mais diversas áreas como as industriais, hospitalares e domiciliares, além de poder ser utilizada como combustível para automóveis, contribuindo efetivamente no movimento de descarbonização mundial, entre outros. O Ceará desponta como local ideal, graças à complementaridade das fontes energéticas solares e eólicas, necessária para a produção de forma sustentável do H2V.

Igor Queiroz, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz, ficou entusiasmado em saber que a FIEC, em parceria com a UFC e Governo do Estado, está desenvolvendo o projeto que vai modificar a realidade econômica do estado. “Me sinto orgulhoso em saber que o Ceará está fazendo parte desse movimento, que somos parte importante dessa revolução que vai ajudar o mundo”, completou o Gestor.


H2V no Ceará

O Governo do Estado já realizou assinatura de um memorando de entendimento com a empresa australiana Energyx Energy para a construção de uma usina de combustível no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A empresa deverá aportar US$ 5,4 bilhões no projeto, ao longo dos próximos anos. Também foi assinado decreto estadual criando um Grupo de Trabalho, do qual a FIEC e a UFC fazem parte, que irá conduzir a implantação do HUB no Estado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA