SESI Ceará implanta Programa de Gerenciamento Ergonômico na Solar

Sempre atento com as exigências do mercado em relação à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), o SESI Ceará Iniciou esse mês na fábrica da Solar, em Maracanaú, a assessoria na implantação do Programa de Gerenciamento Ergonômico (PGE) da empresa.

Segundo a coordenadora de SST do SESI Ceará, Andrea Pinheiro, o gerenciamento ergonômico é parte integrante dos procedimentos relacionados à segurança do trabalhador, proporcionando o cumprimento da Norma Regulamentadora Nº 17, impactando na minimização ou neutralização dos riscos e estabelecendo melhor relação do trabalhador e com o seu ambiente de trabalho.

Entre as ações de PGE que o SESI Ceará vai assessorar estão a realização de levantamento preliminar das situações de trabalho que demandam adaptação as características psicofisiológicas dos trabalhadores; auxílio na implementação dos Procedimentos Normativos de Ergonomia; realização de Análise Ergonômica do Trabalho (AET); e, também, da avaliação Cinético – Funcional; e aplicação de treinamento de ergonomia.

Outras unidades da empresa nos estados da BA, CE, MA, MT e PE terão essa assessoria da Casa, sob as orientações da ergonomista corporativa da Solar, Luiza Melo, e dos ergonomistas do SESI em cada uma das regiões. No Ceará, ela vem sendo desenvolvida pela analista especialista em ergonomia Bárbara Bastos.

“Ao adaptar as condições do trabalho as características do profissionais, ela evita os riscos ergonômicos e proporciona mais saúde, conforto, segurança e bem-estar. Além disso, contribui para a redução de gastos com afastamentos e, consequentemente, traz uma melhora na produtividade”, informa Andrea Pinheiro sobre os benefícios desse trabalho do SESI Ceará junto as empresas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA