SESI Ceará celebra Dia do Oftalmologista com dicas para a visão

Hoje, 7/5, comemora-se o Dia do Oftalmologista em homenagem aos profissionais responsáveis pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e lesões ligadas ao sistema ocular. E para celebrar a data o SESI Ceará destaca alguns cuidados com o uso excessivo de telas, tão comuns nesse último ano. Especialmente com a chegada da pandemia e as adaptações de home office e aulas online.

Com essas mudanças no cotidiano da população, seja no trabalho ou estudo remoto, temos um maior tempo de exposição às telas de smartphones e computadores. Segundo da Dra. Helia Gardênia Costa Cavalcante, médica oftalmologista do SESI Ceará, estima-se que 90% das pessoas que utilizam computadores por mais de três horas diariamente ficam susceptíveis a apresentarem alguns tipos de sintomas oculares.

Entre eles: ardor, secura, irritação, dor, vermelhidão, cansaço e sensação de corpo estranho, esses últimos caracterizam a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC). Pode ocorrer também a diminuição da frequência do piscar os olhos em até 60%, o padrão normal da maioria dos indivíduos é piscar de 10 a 15 vezes por minuto.

“É importante ressaltar a relevância das pessoas nessa rotina de utilização exacerbada de
computadores, essas pausas devem ser refeitas a cada 20 minutos, tirando os olhos do monitor e fixando a vista no horizonte por cerca de 20 segundos, visando reduzir o desconforto”, alerta a especialista. Deve-se, esporadicamente, fazer um piscar voluntário para diminuir os efeitos do olho seco. Lembrando que a distância ideal de visualização da tela é de cerca de 40 centímetros para pessoas com visão normal.

Cuidados no uso das telas

• Usar o computador a um braço de distância do corpo (cerca de 40 a 60 centímetros);
• Posicionar a tela levemente abaixo da altura dos olhos;
• Ajustar o brilho das telas de computador e celular para que fique o mais próximo da luz
natural;
• Lembrar de piscar: parece natural, mas há uma tendência de diminuição na frequência do piscar dos olhos ao encarar as telas;
• Fazer intervalos a cada 20 minutos e fixar o olhar no horizonte por 20 segundos;
• Lubrificar os olhos conforme recomendação do oftalmologista com colírios apropriados;
• Se o ambiente for muito seco ou tiver uso constante de ar-condicionado, utilizar um
umidificador de ambientes;
• Para quem usa lentes de contato, buscar alternar com o uso de óculos.

O SESI Ceará dispõe de atendimento oftalmológico nas unidades de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral. Para mais informações acesse www.sesi-ce.org.br.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA