SESI Ceará realiza Projeto Horta em parceria com o SEBRAE

Visando uma educação de forma integral, na qual o indivíduo possa desenvolver suas diversas habilidades e competências, a Escola SESI SENAI Parangaba, em parceria com o SEBRAE, criou o Projeto Horta. Trata-se de uma experiência qualitativa da disciplina Inovação e Empreendedorismo, que proporciona aos alunos dos 2º anos desenvolverem seu aprendizado vivenciando as propostas na prática.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Sâmia Teixeira, a iniciativa vai ao encontro com a missão da Instituição. “Educar para a vida, possibilitando o crescimento dos estudantes em todos os aspectos. Um aluno consciente que se preocupa com o meio em que vive faz a diferença na sociedade, sendo um agente transformador do ambiente em que está inserido”, destaca.

Vivência

Com o tema “Temperos Naturais” cada aluno criou uma hortinha em sua própria residência, em virtude da pandemia, com a ajuda dos pais e familiares. A ação foi desenvolvida em etapas, com a realização de pesquisas e leituras a respeito de plantio, preparação do solo e manutenção saudável do produto plantado; além de debates e reflexões sobre a importância dos alimentos orgânicos e da alimentação saudável e formas de sustentabilidade.

 

Para professora do ensino fundamental do SESI SENAI Parangaba, Patrícia Ferreira Mota, o resultado da ação foi extremamente gratificante. “Para os estudantes, para os pais e para mim como educadora/mediadora foi um momento de muita construção e aprendizado.  Ações desta natureza serão continuamente desenvolvidas, pois o aprender fazendo é o que torna o ensino significativo”, analisa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA