SENAI Ceará apresenta Laboratório de Tintas acreditado pelo Inmetro para diretoria do Sindquímica

Uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), liderada pelo diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, apresentou ontem (21/4) para o presidente do Sindquímica, Paulo Gurgel, e membros da diretoria do sindicato, o Laboratório de Tintas do SENAI Ceará, o único das regiões Norte e Nordeste. Do sindicato, participaram também o diretor setorial de tintas, Josafá Rebouças, e o diretor industrial e presidente do CIC, Marcos Soares.

O equipamento, que oferece serviços voltados para a certificação de tintas da Construção Civil, é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO em conformidade com requisitos internacionais, a ABNT NBR ISSO/IEC 17025:2017. Os serviços são alinhados à Portaria do INMETRO de nº 529/2015, a qual admite os requisitos das avaliações de conformidade e desempenho reiterando a importância das tintas comercializadas no país para Construção Civil.

A acreditação coloca o laboratório do SENAI Ceará em correspondência com instituições notórias da região Sudeste como o SENAI de Mário Amato, em São Paulo, e o IST de Química e Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. Em todo o Brasil, apenas cinco laboratórios são acreditados para ensaios de tintas para a Construção Civil. Como a primeira nas regiões Norte e Nordeste, a acreditação do Laboratório de Tintas do SENAI Ceará amplia a já extensa lista de serviços acreditados e ofertados pela Rede SENAI de Laboratórios.

Para a indústria cearense de tintas, a acreditação se converte em cooperação nas certificações das marcas de tintas, na atenuação de custos logísticos e na revitalização da alta qualidade e do alto desempenho das marcas locais. De acordo com o presidente do Sindquímica-CE, Paulo Gurgel, o Sindquímica tem buscado, em seus 35 anos, estreitar ainda mais as parcerias em prol do desenvolvimento dos segmentos que o compõem e tem no SENAI um importante suporte e apoiador. " Recebemos com bastante entusiasmo a acreditação do Laboratório de Tintas da instituição, que passa a ser braço relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses, por meio da economia de tempo e de logística, gerando redução de custos e mais competitividade. Além disso, tal conquista apoiará a obtenção e manutenção de certificações das marcas de tintas cearenses junto ao Inmetro, possibilitando a obtenção de selo de qualidade", afirmou. Além disso, estão em alinhamento também outros laboratórios que atuarão nos segmentos de Cosméticos e Saneantes, setores que também compõem o sindicato.

A implantação do laboratório de tintas é um desejo antigo da indústria química, em especial dos produtores de tintas no estado, que dependiam totalmente do sudeste do país para análises de seu material, elevando custos e desperdício de tempo pela logística exigida, analisa o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará (Unitec), Tarcísio Bastos. "Portanto, a parceria com o sindicato permitiu a geração de sinergia dele, e das empresas, com o SENAI, aproximando a demanda da oferta de nossos serviços, o que nos permitiu focar nossos esforços e serviços para efetivamente agregar valor para a indústria de tintas. Além disso, permite a redução de custos por parte das empresas, além de uma redução em 50% do tempo, hoje gasto, com transporte de materiais para análises laboratoriais", afirma Tarcísio Bastos.

Os preços dos serviços são competitivos e os prazos são reduzidos em relação à concorrência.

Mais informações sobre o Laboratório de Tintas do SENAI Ceará: (85) 4009-6300 ou www.senai-ce.org.br.

Confira o vídeo:

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA