Escola SESI SENAI mantém protocolo de segurança para Ensino Fundamental após a retomada das aulas

Nesse período tão atípico como estamos vivendo após o surgimento da COVID-19 em todo o mundo, novas práticas foram adotadas para prevenção do vírus, inclusive no ambiente escolar. E na volta às aulas da Escola SESI SENAI, para o 1º e o 2º ano do Ensino Fundamental, não seria diferente. Desde o retorno, há duas semanas, após a liberação por meio do Decreto do Governo do Estado, 30% dos alunos voltaram a frequentar as aulas presenciais na unidade Parangaba.

Dentre as medidas de segurança tomadas estão o controle de temperatura; o uso de máscaras; a lavagem frequente das mãos; o distanciamento entre os alunos em todas as atividades; a distribuição dos estudantes em grupos dentro das turmas, com revezamento entre as aulas presenciais e remotas, e, ainda, a higienização constante dos ambientes e mobiliário.

De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Sâmia Caroline Teixeira Almeida, a primeira preocupação da escola é com a saúde dos alunos. “Antes de ser um espaço de conforto emocional, ela precisa passar segurança para reduzir o medo que todos podem estar sentindo”, ressalta.
A volta às aulas presenciais exigiu da escola mudanças que não têm relação apenas com a contenção da pandemia e segurança com a saúde, mas também considerando o acolhimento dos alunos. “Tivemos uma boa aceitação da comunidade escolar em relação ao retorno presencial, as crianças estavam saudosas e ansiosas”, declara a coordenadora.

Retomada gradual
Atualmente a Escola SESI SENAI está atendendo 30% dos estudantes de forma presencial, os demais alunos realizam o acompanhamento das aulas de forma remota. Sâmia Teixeira enfatiza que o ensino à distância é diferente do presencial e exige a adequação e criação de atividades lúdicas que mexam com a criatividade das crianças e que estimulem a autonomia. “Sabemos que a escola é uma grande parceira da família, que juntas guiam e apoiam a criança tanto na alfabetização como em toda a jornada de aprendizagem”, analisa.

Para que nenhum aluno seja prejudicado, o SESI SENAI realiza um trabalho de orientação às famílias criando rotinas de estudos em casa e acompanhando da melhor maneira possível. Também é feito um alinhamento dos professores com os responsáveis garantindo o suporte necessário para o desenvolvimento da aprendizagem do educando.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA