Ricardo Cavalcante se reúne com Diretoria da Aneel para discutir reajuste tarifário de energia no CE e NE

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, se reuniu hoje (08/04) com André Pepitone, Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) , para discutir as preocupações do setor industrial do Ceará e do Nordeste, quanto a possíveis reajuste tarifários de energia elétrica na região. Estiveram presentes Sandoval Feitosa, Diretor da Aneel; Elisa Bastos, Diretora Relatora o Reajuste da Aneel; Davi Antunes, Superintendente de Gestão Tarifária da Aneel; Luis Carlos Queiroz , Presidente do Sindienergia-CE; Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará da FIEC;

Durante o encontro, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, demonstrou preocupação quanto às projeções da ordem de 17,6% no aumento do valor tarifário da energia no NE, lembrando que elas são insustentáveis, considerando a situação em que a maioria das empresas se encontram, ocasionada pela pandemia. Ressaltou ainda as grandes dificuldades que o setor produtivo irá ser submetido de forma adicional, caso não se consiga uma solução para o problema.

O Diretor-Geral da Aneel, Dr. André Pepitone fez relato dos trabalhos que têm sido feitos pela agência reguladora no tema tarifário. Mostrou que as principais causas de previsões expressivas estão vinculadas a questões como a variação cambial, a correção dos custos da distribuidora pelo IGPM, o cenário hidrológico adverso, que requer mais acionamento de usinas termelétricas, entre outras.

A Agência Nacional de Energia se mostrou aberta ao diálogo com o setor industrial para a busca de uma solução plausível que leve em consideração os questionamentos do setor.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA