FIEC e SESI Ceará apoiam o movimento Abril Verde

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), apoia o movimento Abril Verde. Durante todo o mês, a fachada do prédio da Casa da Indústria estará iluminada nessa cor em alusão à campanha.

O movimento Abril Verde engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro. Ele parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O mês de abril foi escolhido para a campanha devido a duas datas importantes que acontecem justamente nesse mês: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4).

O símbolo da campanha é um laço verde, que representa as questões de segurança e saúde do trabalho. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral.


O SESI Ceará disponibiliza diversos serviços na área da saúde e segurança do trabalho, englobados noPrograma de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e no Programa de Controle e Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Veja aqui os serviços de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI Ceará. 

“Além destes programas, o SESI Ceará também tem um plano de ação com medidas de controle e medidas protetivas de prevenção de acidentes, promovendo a saúde do trabalhador com qualidade de vida, bem-estar e outros serviços em prol da saúde e segurança do trabalhador. Sabemos que o mês de abril não é suficiente para combater os acidentes e doenças ocupacionais, e sim em ações do dia a dia”, afirma Luiz Sérgio Nocrato Vidal, Engenheiro de Segurança do Trabalho do SESI Ceará.


Saiba mais

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho, a cada minuto ocorre um acidente de trabalho. Também é registrada uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Além disso, os números da Previdência Social registraram cerca de 700 mil casos de acidentes ocupacionais no país, entre 2018 e 2019.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA