No segundo dia, 5º Congresso da Rede SESI, SENAI e IEL de Educação discute Aprendizagem, EJA, carreira e mercado de trabalho

A programação do segundo dia do 5º Congresso da Rede SESI, SENAI e IEL de Educação teve início com uma apresentação dos produtos das casas SESI, SENAI e IEL. Participaram a Gerente de Educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho; a Gerente de Educação do SENAI Ceará, Sônia Parente; e a Gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará, Margaret Lins. Cada uma enfatizou o que as instituições oferecem em Educação, os diferenciais e os principais projetos.

A programação da tarde será dividida entre três eventos simultâneos. O Fórum de Aprendizagem Industrial tem início às 14h, com apresentações a respeito da Aprendizagem Industrial do SENAI; dos contratos de Aprendizagem e enfrentamento à pandemia; com participação da auditora fiscal da Superintendência do Trabalho do Estado do Ceará, Raquel Studart; e apresentação de boas práticas da parceria entre SENAI e CSP e entre SENAI e Guararapes.  

Também a tarde, acontece o Simpósio Regional de Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI (Simpeja). As discussões do evento se concentram em torno de três paineis, cujas temáticas são: Sistema Estruturado de Ensino - Nova EJA reconhecendo saberes; Reconhecimento de saberes: Nova Educação de Jovens e Adultos numa metodologia do SESI; e Rede SESI de Educação: Uma escola de reconhecimento de saberes.

A Feira das Profissões SENAI IEL de Oportunidades traz especialistas em mercado de trabalho e carreira. O Especialista em Gestão de Pessoas com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Isac Buenos, palestra sobre Hard e Soft Skills para o mercado de trabalho. Em seguida, o Analista de Educação e Carreiras do IEL Ceará, Marcelo Sobreira, lidera um bate-papo e tira-dúvidas sobre a lei de estágio.

Saiba mais
O evento busca, anualmente, promover debates sobre boas práticas desenvolvidas a partir dos portfólios de Educação desenvolvidos por estas instituições, incentivar a pesquisa, assim como buscar os caminhos para atuar, de forma responsável, no desenvolvimento das pessoas, preparando-os para os desafios impostos pelo mercado de trabalho. Esta edição acontece toda online. As equipes de Educação do SESI, SENAI e IEL de todo o Ceará participam do evento, assim como empresas convidadas e instituições parceiras.

Com o tema “Aprendizagem personalizada: criando pontes entre a educação do presente e do futuro”, o Congresso tem como objetivo provocar os participantes a refletirem sobre as mudanças ocorridas em todos os segmentos da nossa sociedade, notadamente a partir do cenário de pandemia instaurado globalmente a partir de 2020, que ainda atinge o mundo inteiro, e os impactos e provocações advindos desse cenário.

Na mesma proporção em que houve mudanças no comportamento social, o cenário exigiu novas posturas, novos conhecimentos, novas soluções, novas competências dos profissionais de todos os segmentos da sociedade. As transformações no mercado de trabalho e na educação foram grandes em muitos aspectos, notadamente desvelando a grande desigualdade social que vemos em nosso país e o quanto isso impacta nas estratégias adotadas pelas instituições.

Transitando do presencial para o remoto, do quadro branco e pincel para as plataformas de web conferência e ambientes virtuais de aprendizagem, dos escritórios para o home-office, ficou constatado que não se trata somente de inserir esta ou aquela tecnologia e/ou metodologia no contexto da sala de aula ou do ambiente laboral. Para além das mudanças estruturais, a mudança de paradigma é mais urgente do que se imagina.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA