Ricardo Cavalcante reúne 85 empresários cearenses e convidados para apresentar oportunidades do Hidrogênio Verde no Ceará

Na última terça-feira (30/03) o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, promoveu reunião virtual que reuniu 85 empresários cearenses  e convidados para discutir a temática ‘O Hidrogênio Verde (H2V) e a Oportunidade do Estado do Ceará’. Para enriquecer o assunto, foram convidados Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; Danilo Serpa, Presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A); Ricardo Parente, Presidente da AECIPP; Duna Uribe, Diretora Executiva Comercial do Complexo do Pecém; Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC; Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará da FIEC e Monica Saraiva Panik, Consultora internacional contratada pela FIEC e Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hidrogênio. Ainda estava entre os participantes o ex-Presidente da FIEC Fernando Cirino.

“Nosso intuito hoje é mostrar essa tecnologia ao empresariado cearense para que possa tomar conhecimento da aplicação do Hidrogênio Verde e, assim, participar do que vem acontecendo no estado. Acredito que essa é uma oportunidade de negócio, com um mercado amplo, sendo uma grande chance para os nossos empresários”, declarou Ricardo Cavalcante.

Para elucidar dúvidas e oportunizar ações, Monica Saraiva Panik, Consultora internacional contratada pela FIEC e Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hidrogênio, apresentou dados e oportunidades da aplicação do  H2V, como o crescente mercado de descarbonização mundial, métodos e áreas de aplicabilidade.

Em seguida, Joaquim Rolim, Coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, lembrou os diferenciais competitivos do Ceará, sendo o estado berço das matrizes renováveis do país, com a construção da primeira indústria de biodiesel e bioquerosene, e parques eólicos comerciais.  Enfatizou que o CE conta com fatores únicos para a concretização desse desenvolvimento tecnológico, como boa governança estadual, posição estratégica, grande potencial de geração de energia solar e eólica, entre outros.

Sobre a parceria e desenvolvimento do projeto, Duna Uribe, Diretora Executiva Comercial do Complexo do Pecém, contou que o Complexo conta com localização privilegiada em relação aos futuros consumidores externos e indústrias locais, além de parceria com o Governo Estadual e Porto de Roterdã, uma ZPE, porto e área industrial. Disse também que o espaço ambiciona se tornar um HUB de H2V, com produção voltada para mercado local e internacional, o que abre grandes oportunidades ao mercado cearense.

Para fechar o encontro, Jurandir Picanço, Consultor do Núcleo de Energia e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará da FIEC, declarou que diversas frentes já foram e estão sendo tocadas, como a como criação de comitê temático, de um memorando de entendimento e processo para contratação de consultoria para criar plano de viabilidade.
Hidrogênio Verde

A nova tecnologia conta com alto potencial de uso na geração de energia limpa, podendo ser produzida através de eletrólise, sendo prática sustentável e sem a emissão de CO2. O Ceará conta com diversas oportunidades para implementação de usinas do tipo em seu território.

Potencialidades do Ceará

O estado se apresenta como local de excelência para a implementação de usinas da nova fonte energética por contar com posição regional estratégica frente aos grandes mercados mundiais, ter características únicas para a sustentabilidade do projeto, com duas fontes de energia limpas para produção do hidrogênio, sendo elas solar e eólica, pioneirismos na produção de energias renováveis, presença de grandes empresas de energia sustentável, questões climáticas favoráveis, entre outros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA