Confiança dos industriais cearenses cresce em fevereiro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no Ceará marcou 59,1 pontos em fevereiro, o que representa um crescimento de 0,7 ponto em relação ao mês anterior. A elevação demonstra que o empresariado cearense voltou a apresentar otimismo, após uma redução da confiança indicada no mês anterior. As informações são da pesquisa ICEI realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, o movimento de retomada do otimismo cearense vai de encontro ao do nacional, já que o ICEI do país registrou queda pelo segundo mês consecutivo e acumulou uma redução de 3,6 pontos no período. Apesar disso, o índice nacional (59,5 pontos) ainda é ligeiramente maior que o cearense.

O índice de Condições Atuais seguiu em queda no Ceará, registrando 0,9 ponto a menos em relação ao mês anterior, porém manteve-se ligeiramente acima dos 50 pontos, indicando confiança, ao demarcar 52,8 pontos. A nível nacional, a queda foi maior (-3,5 pontos), ainda que o índice tenha se mantido acima do estadual, com 56,7. Apesar de os dois registrarem mais de 50 pontos, ambos os resultados ficaram significativamente abaixo dos registrados no mesmo período dos últimos dois anos.

Já o índice de Expectativas apresentou diferentes tendências entre Brasil e Ceará. Enquanto no país houve recuo (-0,4), ao marcar 62,6 pontos, o movimento no Estado foi de crescimento (1,4), atingindo a marca de 62,2 pontos e evidenciando melhora na percepção dos industriais cearenses para o próximo semestre.

Em relação ao ICEI regional, em fevereiro houve uma queda na confiança dos industriais das regiões Norte (-1,0), Sudeste (-0,9) e Sul (-0,4), apesar de todas  as regiões terem registrado mais de 58 pontos.

Já as regiões Centro-Oeste e Nordeste apresentaram aumento de confiança, tendo a primeira apenas um ligeiro avanço (0,3), atingindo 60,2 pontos. Já a segunda, se destacou por registrar um aumento de 1,7 ponto, o maior dentre todas as regiões, registrando, no total,  60,4 pontos.

Veja o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) completo AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA