FIEC, por meio do IEL Ceará, e Sinduscon articulam parceria que visa fortalecer o empreendedorismo no setor da construção civil cearense

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará),  e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon Ceará) articulam uma parceria que irá fomentar e qualificar o empreendedorismo no setor da construção civil cearense. A iniciativa, idealizada pelo Sinduscon e Sinduscon Jovem, é chamada de Empreendedorismo ao Cubo e contará com a expertise do IEL Ceará na elaboração de uma trilha de formação modulada, destinada especialmente a jovens empreendedores.

A reunião para alinhamento do projeto ocorreu na manhã desta terça-feira (16/3), com a participação de representantes do Sinduscon Ceará, Sinduscon Jovem e IEL Ceará, entre outras lideranças. Segundo a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, os próximos passos serão a estruturação dos módulos de aprendizagem e a definição dos profissionais que irão facilitar as capacitações para, em seguida, o programa ser lançado. Ela afirma que a ideia é envolver o Sebrae Ceará na parceria, já que a instituição é uma parceira importante, cujo principal foco é apoiar os pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo.

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, explica que se trata de uma qualificação específica para o setor da construção civil, com o objetivo de ajudar jovens empreendedores cearenses a alavancarem seus negócios e incentivar aqueles que ainda não empreendem a se lançarem, com planejamento e qualificação, no mercado. A formação seguirá a linha do "aprender fazendo", com muito embasamento teórico, mas também voltado à prática, e impulsionará os participantes a alcançarem novos patamares.

"A intenção maior é justamente trabalhar o desenvolvimento desses jovens empreendedores, preparando-os para os desafios da atividade empreendedora e despertando-os para a importância da inovação. Com qualificação de qualidade, os negócios tendem a prosperar muito mais. O empreendedorismo tem um forte impacto para a economia e a ideia é estimular o fortalecimento e o surgimento de novos negócios, especialmente num momento como esse que estamos passando em decorrência da pandemia", afirma. 

De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, a parceria com a FIEC, através do IEL, vai incentivar o empreendedorismo responsável, inovador e capaz de contribuir muito com o desenvolvimento do Estado do Ceará. "Acredito que um projeto desse porte vai alavancar os negócios no setor da construção civil de forma arrojada, sustentável e inovadora. Inserir os jovens no processo de fortalecimento e desenvolvimento da nossa economia é importante e promissor. Tenho certeza de que com capacidade técnica e veia empreendedora acurada, teremos sucesso absoluto", diz.

O gerente executivo do Sinduscon Ceará, Sérgio Siebra, ressalta que o projeto é extremamente importante para atingir a premissa dada pelo presidente Patriolino Dias de Sousa de apoiar as micro e pequenas empresas da construção civil. "Esse projeto foi desenvolvido e será coordenado por jovens empreendedores do Sinduscon Jovem. Quando nos foi apresentado, de imediato acionamos a FIEC que tem estado sempre de portas abertas e nos apoiado de forma incondicional. Através do IEL, construiremos, sem dúvida alguma, o maior projeto de desenvolvimento de empreendedores na construção civil dos últimos tempos", destacou.

Rafael Pamplona, presidente do Sinduscon Jovem, conta que o Empreendedorismo ao Cubo surgiu de uma necessidade de aproximar os conhecimentos acadêmicos do mercado. "A Academia ainda é muito técnica e o mercado é muito mais extenso do que aprendemos. Esse projeto traz uma nova visão de empreender na engenharia e na arquitetura que vai muito além do que aprendemos na Academia. Essa é mais uma ação do Sinduscon Jovem para poder disseminar conhecimento e capacitar os jovens que estão entrando no mercado e profissionais que estão em busca de novas experiências”, contextualiza.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, enalteceu a parceria e afirmou que a proposta do Sinduscon casa perfeitamente com a missão do IEL Ceará de qualificar pessoas, fortalecer os negócios e impulsionar a inovação no Ceará. "Para o IEL, é um enorme prazer contribuir com mais essa iniciativa que vai elevar um setor tão importante para a economia cearense a novos patamares", frisa Dana.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA