SESI Ceará faz doação de 5 mil livros para o projeto Livro Aberto em presídios cearenses

Nesta última segunda-feira, 01/03, o Serviço Social da Indústria ( SESI Ceará), em parceria com o Governo do Ceará e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) entregou 5 mil livros ao sistema prisional cearense para reforçar as ações do projeto Livro Aberto. A entrega aconteceu no Instituto Penal Professor Paulo Oliveira II (IPPOO 2), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.

Os 5 mil livros entregues pelo SESI Ceará serão distribuídos em unidades prisionais localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte.

A superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez, explica que o acervo disponibilizado será trocado a cada quatro meses, de acordo com a temática a ser trabalhada durante o período. Ao final do tempo destinado para a leitura, os apenados participarão de uma discussão para avaliar o conhecimento adquirido. “O que a gente espera é que ele [apenado] tenha conhecimento, que ele estude, que ele pegue gosto pela educação, que ele entenda que aquilo transforma a vida dele”, ressaltou.

O projeto tem como objetivo incentivar a leitura como um caminho para ressocializar e reduzir a pena de internos. De acordo com o titular da SAP, Mauro Albuquerque, a parceria vai ampliar o acervo já existente, que conta com 10 mil obras, e beneficiar os presos que buscam reescrever suas histórias de vida por meio da leitura.

“Vamos passar de 10 mil livros para 15 mil livros no sistema penitenciário. Onde já tivemos mais de 10 mil presos lendo dentro da cela? Então, a importância do Livro Aberto é fundamental para o sistema penitenciário, dando um novo campo de visão para o interno. O conhecimento é fundamental para a ressocialização”, destacou.

No projeto Livro Aberto, o interno escolhe, a cada mês, uma obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar o relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado. A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, o interno é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de reduzir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.

Projeto Livro Aberto
Os livros proporcionam a oportunidade de percorrer novos e variados mundos sem sair do seu ambiente físico. No sistema prisional eles também podem proporcionar liberdade antes do tempo. Esse é o propósito do projeto Livro Aberto, que atualmente conta com a participação de 6.500 detentos, em 17 unidades prisionais do Ceará. Além disso, o projeto visa facilitar o cumprimento da lei estadual n° 15.718/2014, a qual prevê remição da pena por meio da leitura.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA