Artigo: A origem da reciclagem

A origem do conceito de reciclagem está presente na própria natureza. As plantas e os animais mortos apodrecem e são degradados, por larvas, minhocas, bactérias e fungos, os quais ajudam a enriquecer a terra de nutrientes contribuindo para o início de um novo ciclo de vida. Significa dizer, portanto, que cada elemento depende do outro para sua existência, ou seja, nenhum ecossistema produz rejeitos, pois os restos de uma espécie tornam-se fonte de energia ou alimento para outra.

Ao aplicar esse princípio, a sociedade industrial produz uma infinidade de produtos que fazem parte do nosso cotidiano. São um pedacinho da natureza transformada, e tanto quanto possível devem ser reutilizados ou reciclados.

A Avaliação Ecossistêmica do Milênio, divulgada em 2005 pela ONU, aponta que as atividades humanas estão exaurindo a função da terra de auto regenerar, a ponto de tornar-se uma incerteza a capacidade dos ecossistemas de sustentar as futuras  gerações.

O relatório diz que é preciso mudar políticas de governo e padrões de produção e consumo e, ainda, acrescenta que uma maior consciência da população é essencial para a humanidade reverter esse quadro.

Marcos Albuquerque – Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEC

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA