Cenário do comércio exterior cearense é tema de artigo publicado por Karina Frota no jornal O Povo

A gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Karina Frota, publicou artigo hoje (1/3) no jornal O Povo. Com o título "Um mercado chamado Mundo", a executiva discorre sobre a situação atual do comércio exterior do Ceará e as expectativas para recuperação. Confira a seguir o texto na íntegra:

Um mercado chamado Mundo

As exportações cearenses registraram o valor de US$ 105,8 milhões em janeiro de 2021, o que corresponde a redução de 48%, se comparado com mesmo período do ano anterior. Na análise da série histórica dos últimos cinco anos, foi o resultado menos expressivo das vendas internacionais do Ceará.

Em janeiro do ano anterior, as exportações cearenses continuavam em curva ascendente, porém, dois meses depois, com o início da crise sanitária, as transações comerciais também mudaram.

A redução de 48% nas vendas internacionais do Estado é reflexo da desaceleração no comércio internacional. Com um cenário ainda incerto, a previsão de recessão, a atividade econômica interrompida e as empresas fragilizadas, a economia mundial entrou em um terreno inesperado.

O declínio econômico, a limitação de transporte de produtos, os impactos nas cadeias globais de suprimentos e no comércio internacional estão evidenciados em todo o mercado mundial.

Com as restrições ao comércio internacional, as nações tendem a proteger suas economias, estimulando a produção interna de bens e aumentando as barreiras para as importações. Produtos já consagrados no ranking de principais setores exportados pelo Estado foram impactados.

Apesar da previsão de redução no comércio global, a internacionalização é um dos principais indutores do crescimento econômico e pode ser uma saída estratégica para a recuperação das empresas. É necessário identificar novas oportunidades de negócios no exterior e apoiar empresas visando a manutenção de seus negócios internacionais.

A crise motivou muitas empresas a reformularem suas cadeias de fornecedores, buscando parcerias com empresas que estejam mais próximas geograficamente. O Mercosul pode ser um forte aliado nesse processo.

Reduzir custos, otimizar os processos. Eficiência. O governo brasileiro precisa avançar nas reformas estruturais e analisar as suas metas fiscais para este ano.

A volatilidade da crise é alta. A Organização Mundial do Comércio - OMC prevê recuperação gadual, conforme refletido em projeções mais otimistas para o comércio em 2021.

Em síntese, as incertezas sobre o futuro escrevem novos capítulos na história do Ceará. Mas a crise terá um fim. E juntos, empresas e instituições estarão mais fortalecidas e preparadas para a competitividade global. 

Clique AQUI para acessar o artigo no site do jornal O Povo. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA