FIEC é selecionada pela Apex-Brasil para executar PEIEX no Ceará

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou, em novembro de 2020, o chamamento aberto para selecionar entidade parceira para executar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Ceará. A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), foi a entidade que atingiu a melhor pontuação da seleção.

“A execução do PEIEX, por meio do CIN, é uma grande oportunidade para as empresas cearenses, pois com a qualificação adequada elas poderão acessar, de forma mais assertiva, novos mercados e se tornarão mais competitivas. Além disso, o CIN poderá contar com a capilaridade do Sistema FIEC, através dos serviços prestados pelo Sesi, Senai e IEL, para fazer um excelente trabalho em benefício das empresas participantes”, afirmou Roberta Pinheiro, analista de comércio exterior do CIN.
O PEIEX Ceará irá atender 100 empresas, num período de dois anos e contará com uma equipe composta por cinco especialistas em comércio exterior. Os profissionais serão: um monitor e quatro técnicos extensionistas, que irão identificar as empresas com potencial exportador, realizar diagnóstico de maturidade da gestão da empresa, executar um plano de trabalho contendo assuntos teóricos e práticos relativos à exportação que devem ser abordados durante o processo de qualificação, e elaborar um plano de exportação contendo informações estratégicas e operacionais para exportação de um produto da empresa para um mercado internacional selecionado.

A FIEC já executou um ciclo do PEIEX no Ceará, de 2016 a 2018, atendendo a 192 empresas. A novidade deste novo ciclo é que ele é mais focado na internacionalização.
Sobre o PEIEX

O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil para qualificar empresas brasileiras que desejam iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura.

O Programa é implementado em todo o país por meio de parcerias que a Agência firma com instituições como Universidades, Parques Tecnológicos, Fundações de Amparo à Pesquisa, Federações de Indústria, entre outras. A FIEC, como entidade executora do programa no Ceará, será responsável pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação das empresas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA