Confira 5 dicas da Escola SESI SENAI para melhorar a experiência com o ensino remoto

Na última sexta-feira (19/2), entrou em vigor o Decreto  nº 33.936, publicado pelo Governo do Ceará, que determinou a suspensão das aulas presenciais em todas as escolas públicas e privadas do Estado. O objetivo da medida é conter a curva de avanço da pandemia de covid-19. Assim, as escolas SESI SENAI em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte voltaram ao ensino remoto, sempre mantendo o compromisso de levar conteúdo de qualidade a todos os estudantes.

Como forma de auxiliar na nova rotina, o SESI Ceará preparou algumas orientações para melhorar a experiência com o ensino remoto. As dicas são da coordenadora de Ensino Fundamental, Sâmia Caroline Teixeira Almeida. Confira!

1. Mantenha a rotina

Quando permanecemos no mesmo espaço físico, é comum que as tarefas comecem a ficar bagunçadas. Mas o cérebro absorve melhor a mudança se mantivermos os mesmos rituais que costumávamos ter ao longo do dia. "O cérebro humano assimila diferentes momentos do nosso dia, portanto, manter a preparação para ingressar na sala de aula online proporciona um melhor desenvolvimento na aprendizagem, pois a cabeça entende que é hora de estudar", explica Sâmia.

2. Organize um ambiente voltado para os estudos

Em casa, é fácil que objetos, como livros e computador, fiquem espalhados pela casa. Mas é importante que o aluno tente encontrar um espaço destinado para os estudos. Isso ajuda a mente e o corpo a discenirem a hora de se concentrar e a hora de relaxar. Tente não misturar as duas coisas, pois, do contrário, você provavelmente terá um dia improdutivo, mas ainda assim estará exausto. "Além disso, o espaço organizado tende a dar um maior senso de responsabilidade para o estudante, dando a ele autonomia e disciplina", destaca a coordenadora.

3. Partice ativamente das aulas

É claro que o ensino remoto pode aumentar a preguiça dos alunos, afinal, a cama e o sofá estão logo ao lado. Faz falta a empolgação dos colegas, o barulho e a energia dos professores, por isso, a única forma de se prevenir é participando das aulas. "Agora é hora de falar! Tire dúvidas, dê exemplos e peça informações complementares. Quanto mais participativo você for, mais chances tem de se manter conectado com o conteúdo", lembra Sâmia.

4. Faça um planejamento

A falta de transições no dia, com a ida da escola para casa e vice e versa, aumenta a sensação de que o aluno passou muitas horas realizando a mesma atividade. Entretanto, é bom lembrar que as tarefas e os estudos de reforço continuam sendo necessários, o que exige mais organização por parte das turmas. Nesse sentido, um plano de estudos pode ser um grande aliado. "O aluno precisa fazer as tarefas e cumprir as atividades dentro dos prazos, para tanto, ele precisa otimizar o dia a dia, especialmente no contraturno", reforça a coordenadora.

5. Faça pausas

É fundamental que o estudante dê um tempo do computador. A coordenadora Sâmia Teixeira aconselha: "Levante, alongue o corpo e beba água. Uma dica para as famílias cujos pais também estão trabalhando em casa é fazer isso juntos, assim um lembra o outro desses pequenos intervalos tão necessários".

 

Neste momento, a rede SESI SENAI soma forças aos alunos e suas famílias, com o objetivo de superar os desafios do ensino a distância.

O esforço é reconhecido pelos pais, a exemplo de Giovanna Santos, mãe da aluna Vitória Oliveira dos Santos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola SESI SENAI Parangaba. “O ensino remoto é bastante desafiador, mas já deu para sentir o envolvimento da escola para conseguir superar isso".

Escola SESI SENAI

Inaugurada em 2016, em Fortaleza, a Escola SESI SENAI ganhou repercussão ao utilizar a tecnologia no cotidiano, com programas modernos como o Google for Education, Robótica e SESI Matemática. Atualmente, a instituição também está em Sobral e Juazeiro do Norte. Conheça mais AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA