SESI Ceará oferta serviço de ginástica laboral nas modalidades presencial ou remota

Disposição e bem-estar resultam em aumento de produtividade nas empresas. Segundo um estudo de pesquisadores do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), publicado em 2016, os investimentos em programas de bem-estar para os funcionários resultam em 66% mais produtividade e 67% mais satisfação entre os colaboradores.

Além disso, mais da metade das empresas pesquisadas relataram uma redução significativa dos índices de absenteísmo, que é a ausência por faltas e atrasos.

Visando o bem-estar do trabalhador, o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) oferece programas e ações de Promoção da Saúde que são realizados, em sua maioria, dentro das próprias indústrias. Essa opção continua disponível para as indústrias cearenses, mas a procura por serviços realizados de forma remota fez o SESI Ceará também adaptar o portfólio para a modalidade a distância.

É o caso do serviço Ginástica na Empresa, que está disponível nos dois formatos. O serviço oferta um atendimento customizado com adequação de práticas corporais e abordagens socioeducativas que informam, motivam e criam oportunidades para adoção de estilo de vida saudável, por meio de sessões de ginástica laboral, de 10 a 15 minutos, de forma coletiva e voluntária.

O serviço pode ser ofertado de forma presencial, com o professor na empresa, ou a distância (online), por meio de lives ou da disponibilização de vídeos gravados via Google Meet e Youtube. A modalidade online conta ainda com uma ação mensal com nutricionista, em formato de webinar ou vídeo-aula, com duração de 50 minutos.

Para iniciar o atendimento, o profissional do SESI Ceará aplica, no primeiro mês de contrato, um questionário para identificar o perfil ergonômico dos funcionários da empresa. Esta é uma ferramenta para mapeamento das dores, aspectos ergonômicos e estilo de vida dos colaboradores. O questionário poderá ser aplicado por meio
eletrônico ou físico, e os resultados serão apresentados para a gestão para acompanhamento e monitoramento.

As aulas são planejadas de acordo com o resultado do perfil ergonômico, com o objetivo de diminuir a incidência de dores e consequentemente auxiliar na redução dos afastamentos por doenças osteomusculares.

Para Patrícia Passos, coordenadora de Promoção da Saúde do SESI Ceará, os programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida devem ser percebidos como estratégicos, uma vez que, em muitos casos, além da remuneração, a permanência de talentos numa empresa está ligada ao estilo de vida e ao bem-estar que encontram em seu dia a dia de trabalho. Além disso, ela lembra que as empresas estão amadurecendo no sentido de compreender que é melhor investir em programas preventivos, ao invés de gastar recursos com problemas já instalados, que geram afastamentos e altos custos. "Essa cultura de prevenção precisa estar cada vez mais latente dentro das empresas. A implantação de um programa de ginástica laboral pode significar, para muitas pessoas, uma porta de entrada para a conscientização sobre a mudança no estilo de vida, melhoria da postura nos postos de trabalho e redução da sensação de fadiga no final da jornada", destaca Patrícia Passos.

Para saber mais sobre o serviço, ligue (85) 4009.6300

Sobre o SESI Ceará

O SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA