FIEC e SESI Ceará, em parceria com Prefeitura e Estado, promovem transporte de idosos para serem vacinados em Fortaleza

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) deram início nesta quarta-feira, 10/02, ao transporte gratuito de idosos para se deslocarem até os pontos de vacinação da Covid-19. A imunização ocorre em modelo drive-thru.

A parceria possibilitou a contratação de táxis e veículos de aplicativos. Durante esta primeira fase, o serviço está disponível para pessoas a partir de 80 anos.

Os primeiros a receber a imunização, por meio da ação conjunta, foram Francisco Cândido, de 83 anos, e Teresa Cândido Queiroz, 82, que foram transportados até o Centro de Eventos, onde rapidamente foram vacinados. “Estamos muito felizes com a oportunidade de tomarmos a vacina. Para nós, é um suspiro de esperança de que dias melhores virão'', afirmou o idoso.

O serviço está à disposição de idosos que não possuem veículo ou condição financeira para pagar pelo transporte. A solicitação pode ser feita por meio do número 156, após o cadastro de vacinação no site Vacine Já.

A secretária-adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, explica que a imunização dos idosos prossegue seguindo os mesmos critérios de segurança, agora com o diferencial de opção para o traslado de ida e volta, até o local de vacinação. “A campanha espera atender todos aqueles que precisarem do serviço de transporte”, afirmou a secretária. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a prioridade da vacinação no modelo drive-thru ocorre porque é um sistema seguro e que evita  a aglomeração de pessoas.

André Ramos, motorista de aplicativo que levou os idosos ao Centro de Eventos, descreve a experiência como positiva e disse que a iniciativa está sendo favorável para a população e para os motoristas. “Estamos muito felizes em fechar essa parceria, esperamos que tudo ocorra bem e que consigamos atender a todas as corridas que já estão agendadas”, disse o motorista.

Já o presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditáxi), Francisco Moura, afirmou que a categoria está muito orgulhosa em poder contribuir com o Estado e com a sociedade e agradeceu o apoio da FIEC, juntamente com o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza. “Desde o início da pandemia, a nossa classe nunca deixou de servir a comunidade e hoje estamos muito felizes em dar essa contribuição", ressaltou o presidente do sindicato.


Veja como fazer a solicitação do serviço de transporte

Os agendamentos só podem ser feitos após os idosos, a partir de 80 anos, se inscreverem nos serviços de cadastramento da Prefeitura de Fortaleza, no site Vacine Já (LINK) ou no app Mais Saúde Fortaleza.

Após esse cadastramento, é gerada uma lista com os nomes dos pacientes agendados no drive-thru, e a solicitação para que um carro vá pegá-los em casa pode ser feita por meio do telefone 156.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA