SESI Ceará e Secretaria de Administração Penitenciária discutem rendimento escolar de alunos internos do Sistema Prisional

Na última segunda-feira (8/2), o SESI Ceará e a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) estiveram reunidos para monitorar os resultados das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão em andamento dentro dos presídios cearenses desde novembro de 2020. O objetivo do trabalho, fruto de uma parceria que envolve as duas instituições, é elevar a escolaridade dos internos do Sistema Prisional. 

No encontro, o SESI Ceará apresentou ao assessor educacional da SAP, Rodrigo Brito de Moraes, um relatório de rendimento dos alunos, bem como as atividades realizadas até o momento. “Nós mostramos um detalhamento de tudo o que já foi feito, etapa por etapa, junto com o seu respectivo desdobramento e resultado”, explicou a gerente de Educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho.

Para Rodrigo Brito de Moraes, o diálogo entre as duas equipes é um caminho promissor. “Momentos como este são extremamente importantes, pois visam o alinhamento e o aperfeiçoamento das ações em prol da ressocialização da pessoa privada de liberdade. A parceria entre o SESI e a SAP é fundamental para oportunizar à pessoa presa melhores condições para o retorno à sociedade e ao mercado de trabalho”, disse.

Esta é a primeira vez que o SESI Ceará entra no Sistema Prisional para ministrar aulas de Ensino Fundamental e Médio. As aulas acontecem no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II e são ministradas por 12 professores, para 21 turmas nos turnos manhã, tarde e noite. No total, 422 alunos estão matriculados e a previsão é de que sejam 1.200 até 2021. A ideia é replicar a iniciativa em outras unidades e elevar a escolaridade do maior número possível de internos.

A ação faz parte de uma série de iniciativas encabeçadas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Estiveram presentes na reunião, além da gerente de Educação do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, e do assessor educacional da SAP, Rodrigo Brito, a coordenadora de Educação do SESI Ceará, Danielle Santos, e o diretor escolar Robério Ferreira.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA