84% dos jovens aprendizes formados pelo SENAI Ceará na empresa Vulcabrás são efetivados

Em janeiro, 67 aprendizes do curso de Confeccionador de Calçados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) foram efetivados na empresa Vulcabrás. Seis turmas foram concluídas com 83 alunos. O curso começou com 109 alunos matriculados, 83 continuaram, e desse total, 67 foram contratados de imediato, o que corresponde a 84% de aproveitamento.

A duração do programa de aprendizagem para o curso é de 960 horas, normalmente realizada em sete meses, mas devido a pandemia, o curso teve um ano de duração, em formato híbrido. O que não prejudicou o ensino, que é dividido em fase escolar e fase prática, com foco em temáticas como divisão dos turnos, ritmo de produção, desenvolvimento dos conhecimentos técnicos dentro dos setores, e suas respectivas competências técnicas.

O programa de aprendizagem conceitua-se como forma de educação profissional de nível básico ou técnico, destinado à qualificação ou habilitação inicial de jovens aprendizes e é caracterizado pela articulação entre formação e trabalho, regulamentada por uma legislação específica e sob a orientação e responsabilidade de entidades habilitadas. Entre essas entidades, está o SENAI Ceará, que comemora os bons frutos do trabalho desenvolvido neste campo.

“O resultado dos esforços é surpreendente. Mesmo em um ano desafiador, conseguimos capacitar dezenas de jovens no curso de Confeccionador de Calçados e a maioria já foi efetivada. Pudemos ainda refletir sobre o que Paulo Freire nos ensina: ‘não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes’. Com esse pensamento em vista, modelamos, buscamos aprender mais, e nos adaptamos a essa nova realidade vivenciada.  E o resultado positivo é prova de que estamos no caminho certo”, comemorou Andréa Lopes, coordenadora pedagógica da unidade SENAI Maracanaú.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA