Ricardo Cavalcante participa de reunião com Gustavo Ene sobre soluções para impactos causados pela saída da Ford do Brasil

Nesta quarta-feira (20/01), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou de reunião virtual, coordenada pelo Secretário do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação no Ministério da Economia, Gustavo Ene, sobre formas de solucionar danos econômicos e industriais ocasionados pela saída da FORD do Brasil. Entre os presentes estavam também os secretários do Governo do Estado do Ceará, Maia Júnior (SEDET) e Fernanda Pacobahyba (SEFAZ/CE), além do Secretário da SPPE/ME, Fernando Holanda e o Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI,  Rafael Lucchesi.

No encontro, foram apresentadas algumas alternativas para mitigar os impactos da decisão da multinacional, entre elas a continuidade da fabricação de peças de reposição de automóveis, o Programa Rota 2030 e a parceria com o SENAI para a oferta de capacitação para a recolocação dos trabalhadores da empresa de automóveis.

Ricardo Cavalcante ainda sugeriu que o Governo verificasse alguma forma de realizar o desmembramento dos incentivos fiscais aos Estados onde a FORD está instalada (CE e BA), o que facilitaria negociação com possíveis investidores, em especial os da Troller, instalada no Ceará.

Ainda estiveram entre os participantes Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Vladson Menezes, Diretor Executivo da FIEB; dentre outros.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA