FIEC apresenta serviços do SESI, SENAI, IEL e CIN para comitiva da Prefeitura de Maracanaú

Uma comitiva da Prefeitura de Maracanaú visitou, nesta quarta-feira, 20/01, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Composta pelo secretário de Educação, George Valentim; o secretário de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Júnior Gadelha; e o secretário de Assistência Social e Cidadania de Maracanaú, Chico Barbeiro, a equipe se reuniu com gestores do SESI, SENAI, IEL e CIN Ceará para conhecer a atuação de cada um e articular parcerias. A visita foi liderada pela deputada estadual (PSDB) Fernanda Pessoa.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, destacou a atuação do SENAI em Educação, Tecnologia e Inovação junto a municípios cearenses. “Estamos juntos para formar uma parceria forte, um programa bem estruturado, uma política de Estado, com participação de todas as casas e construído a quatro mãos para que tenha solidez e possa beneficiar a indústria e a sociedade”, afirmou. Experiências com municípios como Sobral e Juazeiro foram citadas como cases de sucesso.

Pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a superintendente regional Veridiana Soárez apresentou os serviços em Saúde, Educação e Cultura da Instituição, como a Escola SESI SENAI e a Educação de Jovens e Adultos. Além disso, a superintendente referiu-se ao interesse do SESI em adotar o canteiro em frente à unidade de Maracanaú para urbanização, instalação de área de exercícios, biblioteca itinerante, entre outros benefícios.

O Programa de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) foi o destaque da apresentação da superintendente Dana Nunes, que abordou os benefícios e a redução de custos que a Prefeitura de Maracanaú pode obter com essa parceria. Ela também fez um panorama da missão e portfólio do IEL Ceará.

Os principais produtos exportados por Maracanaú são do setor de couros, com vendas mais expressivas para Estados Unidos e Colômbia. Em termos de importação, as compras do município acontecem, principalmente da China e da Índia. As informações foram passadas pela gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, que também apresentou as vertentes de atuação do CIN Ceará.

Várias oportunidades de parceria foram identificadas pelas casas do Sistema FIEC e secretários da Prefeitura. Uma nova reunião será marcada nas unidades de Maracanaú para que os secretários conheçam os espaços. Ao fim da reunião, a deputada Fernanda Pessoa agradeceu a receptividade e revelou a vontade do prefeito Roberto Pessoa em fechar parcerias. “O prefeito tem todo interesse nessa parceria. Temos muito que trabalhar pela Educação e pelas indústrias, diminuir a informalidade”, afirmou.

Doação

Na ocasião, a equipe da Prefeitura de Maracanaú recebeu doação de 200 face shields e 10 Elmos, o capacete de respiração assistida fruto de uma iniciativa conjunta entre a FIEC, por meio do SENAI Ceará; Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); da Universidade de Fortaleza (Unifor); da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Esmaltec e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A diretora do Hospital Municipal de Maracanaú, Cristina Oliveira, agradeceu e afirmou que o Elmo vai ser de grande utilidade. “Vai diminuir o sofrimento e a necessidade por outros equipamentos. Estávamos ansiosos”, concluiu.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA