SESI Ceará dá início a projeto de produtividade na construção civil em parceria com professor da USP

Na última terça-feira, 12/1, aconteceu a primeira reunião, de forma online, do Projeto de Produtividade na Construção Civil. O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), e será desenvolvido pelo Centro de Inovação SESI em Economia para Saúde e Segurança (CIS), em parceria com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Ubiraci Spinelli.

Participaram da reunião a equipe do Centro de Inovação do SESI, composta pelo coordenador Bruno Simões, Ana Lívia Castro Sousa, estatística; Rodrigo Nogueira, engenheiro de Segurança do Trabalho; Kamila Damasceno, assistente administrativa e Juliana Albuquerque, analista administrativa. Já a equipe do professor Ubiraci Spinelli também foi composta pelos engenheiros civis Felipe Morasco e Guilherme Ribeiro.

O projeto terá duração de 18 meses, e tem como objetivo elaborar uma ferramenta que possa avaliar
aspectos relacionados à saúde e segurança no trabalho e como isso impacta no andamento das obras.
A vantagem dessa implementação reside na redução de custos e retorno financeiro dos investimentos em prevenção.

“As empresas terão melhores informações para tomada de decisões e poderão direcionar melhor seus investimentos em saúde e segurança do trabalho (SST), trabalhando assim o controle dos riscos que mais impactam na produtividade das obras e resultam em um maior retorno financeiro. Além de, consequentemente, reduzir afastamentos por acidentes de trabalho, perda de ritmo de trabalho, fadiga excessiva, redução de absenteísmo e aumento de produtividade de mão de obra”, afirmou Rodrigo Nogueira.

Em 2020, o projeto foi apresentado a representantes das empresas do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE). Na ocasião, ele já havia sido bastante elogiado, devido sua importância e relevância para o setor.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA