SENAI Ceará e SAP certificam 96 internos da Penitenciária da Pacatuba

O ano de 2021 iniciou com a continuidade do trabalho de ressocialização da Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará). Ontem (6/1), na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba), 96 internos foram certificados por qualificação nos cursos de padeiro, marceneiro e serralheiro.

Os cursos fazem parte do Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes em estabelecimentos penais (PROCAP), financiadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará).

Presente no evento de certificação, a gerente de educação do SENAI Ceará, Sônia Parente, revela que é um orgulho a instituição cumprir a missão de transformar vidas. “É um motivo de muita alegria que a educação faça parte da ressocialização dos internos e seja responsável por uma mudança na vida de cada um. No decorrer do ano serão mais turmas e fortalecendo cada vez mais essa parceria com a SAP”, afirma.

Um dos qualificados revela o sentimento de ter uma chance no sistema penitenciário. “É muito importante essa oportunidade para nós. Mostra que o sistema está preocupado em nos ressocializar e nós agora com esse curso do SENAI temos a chance de sair na frente no mercado de trabalho. Após essa qualificação, ganhei a chance de trabalhar na cozinha da unidade e vou ajudar a família”, comemora.

Alexandre Pereira Pirajá, coordenador Adjunto de Inclusão Social do Preso e do Egresso (CISPE), cita o momento de oportunidades para os internos. “A certificação é um ato concreto das chances oportunizadas pela SAP aos apenados. O diploma do Senai é muito importante. Pois, o SENAI, é a melhor escola de capacitação profissional do Brasil. E essa oportunidade está sendo dada agora no sistema penitenciário cearense. O interno agora terá uma profissão e poderá reingressar no mercado de trabalho”, conclui.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA