Secretaria de Segurança Pública do Ceará conhece Academia de Segurança Cibernética do SENAI Ceará

Na manhã de hoje (21/12), o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, recebeu, no SENAI Jacarecanga, o superintendente da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Helano Nogueira, e o coordenador José Luciano Freire, para conhecer a Academia de Segurança Cibernética do SENAI Ceará, a única do Nordeste.

A demanda partiu após visita técnica, realizada na última semana, do diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, ao secretário estadual da SSPDS, Sandro Caron.

Hoje foram apresentados aos dois membros da SSPDS a estrutura do SENAI Ceará da área de Educação e  Tecnologia, a Academia de Segurança Cibernética e o documento da Rota de Segurança Pública, elaborado pelo Observatório da Indústria da FIEC.

Os membros da SSPDS ficaram impressionados com o que foi apresentado e solicitaram apoio para parcerias com a secretaria. Ficaram surpresos em saber que podem contar com o Laboratório de Cibersegurança e que podem contratar serviços do Instituto SENAI de Tecnologia (IST).

Pelo SENAI, além do diretor regional, Paulo André Holanda, estavam presentes o gerente de Operações e Negócios, Carlos Egberto Mesquita; a gerente de Educação, Sônia Parente; o gerente de Tecnologia, Tarcísio Bastos; o gerente do SENAI Jacarecanga, Elias Pedrosa; o assessor da Diretoria Regional, Walaci Fialho; e os técnicos da área de Tecnologia da Informação (T.I.), Davi e Clayton Moura.

Saiba mais
Helano Nogueira é pós doutor pelo King's College de Londres, com doutorado pela Universidade de Liverpool na Inglaterra, mestrado pela PUC do Rio e bacharelado pela UECE. É também professor do mestrado e doutorado em combate aos crimes cibernéticos e Polícia Forense da Universidade de Liverpool da Inglaterra. Foi perito criminal da Polícia Federal por mais de 20 anos na área de crimes cibernéticos, chefe da perícia e setor técnico e científico da Polícia Federal e o primeiro brasileiro diretor mundial da Polícia Forense da Interpol, coordenando 190 países com sede em Lion, França.

José Luciano Freire Júnior é coordenador de Tecnologia da Informação da SSPDS, com graduação em Matemática, pós-graduado em Segurança da Informação e mestrando na área de Tecnologia da Informação.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA