SESI Ceará fecha parceria com Secretaria da Administração Penitenciária

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) firmou parceria, nesta segunda-feira, 14/12, com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), para a realização de aulas para jovens e adultos que estão atualmente no sistema penitenciário. O objetivo é elevar a escolaridade e certificar os internos do sistema prisional nos ensinos fundamental e médio.

Estiveram presentes para assinar o termo de cooperação entre as instituições, o secretário da SAP, Luís Mauro Albuquerque Araújo, a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez, a gerente de educação do SESI, Ana Paula Pinho, a gerente de operações e negócios do SESI Ceará, Lucy Barbosa Alves e o coordenador educacional do sistema penitenciário, Rodrigo Moraes.

Na primeira etapa das aulas, os alunos estão utilizando a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS) que propõe identificar as competências desenvolvidas pelos alunos adultos ao longo de sua vida, mesmo que tenham sido adquiridas fora da escola. Assim, o tempo de permanência em sala de aula pode diminuir substancialmente, fazendo com que os estudantes conquistem o tão sonhado diploma em apenas quatro meses.

Na segunda etapa, o interno irá cursar somente as áreas do conhecimento que não conseguiu comprovar já possuir as competências necessárias e isso reduzirá o tempo para conclusão.

As aulas acontecem no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II e são ministradas por 12 professores, para 21 turmas nos turnos manhã, tarde e noite. No total,  422 alunos estão matriculados e a previsão é de que sejam 1.200 até 2021.

“Esse é um momento muito importante para nós, do SESI Ceará, que tem a responsabilidade social de cuidar da sociedade, de cuidar do povo cearense, e trabalhar junto com o governo para aumentar a escolaridade de pessoas que precisam. Faz parte da nossa história, nós queremos realmente ver a vida destas pessoas transformadas”, disse a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez.

Esta ação faz parte de uma série de iniciativas encabeçadas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA