SESI Ceará aplicará calculadora de custos com saúde e segurança a partir de 2021

Nos últimos dias 7 e 8/12, o Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança realizou o repasse tecnológico de um de seus produtos para o SESI Ceará. Trata-se da metodologia para Análise de Retorno sobre o Investimento em Saúde, mais conhecida como metodologia ARIS.

A solução é capaz de gerar um perfil de saúde populacional e um ROI inerente ao retorno sobre o investimento gerado com a saúde, auxiliando as indústrias cearenses a direcionar ações de SST. 
De acordo com o coordenador do CIS, Bruno Simões, a metodologia deverá gerar valor agregado às indústrias cearenses, uma vez que sinaliza indicadores relacionados à economia gerada a partir de práticas de saúde específicas para a realidade dos trabalhadores de cada empresa. “É importante frisar que os resultados de cada indústria gerarão leads qualificados ao próprio SESI Ceará, que, por sua vez, poderá atender às necessidades de cada indústria de maneira customizada", explica Bruno.

CENTRO DE INOVAÇÃO - O repasse tecnológico faz parte da estratégia dos centros de inovação de todo o País, de desenvolver soluções que possam ser incorporadas ao portfólio dos departamentos regionais do SESI.
Criado em 2016, o Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança tem a missão de pesquisar e criar soluções inovadoras para apoiar as empresas na gestão dos custos de saúde. A instituição integra a rede do SESI formada por nove centros voltados à pesquisa aplicada, cada um em uma área específica, em questões correlatas a saúde e segurança do trabalho.

O CIS concluiu a metodologia ARIS no primeiro semestre de 2019 e iniciou a negociação com os departamentos regionais do SESI para firmar contratos e definir agendas para a transferência dessa tecnologia. A solução funciona como uma espécie de calculadora, capaz de gerar dados sobre a gestão de custos com SST.

PARCERIA INTERNACIONAL – Ao longo de 2017, primeiro ano de funcionamento, o CIS fez parcerias com instituições internacionais de referência. Com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, o CIS desenvolveu o modelo da calculadora. Em parceria com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional (FIOH), o Centro criou metodologias e técnicas para sensibilizar e apoiar gestores a inserir temáticas como qualidade de vida no dia a dia das empresas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA