Escola SESI SENAI sedia Campeonato Internacional de Robótica a distância

Entre os dias 25 e 27 de novembro, a Escola SESI SENAI sediou a etapa classificatória do primeiro CIRDI – Campeonato Internacional de Robótica a Distância. Nesta competição, utiliza-se a tecnologia IoT (Internet das Coisas) embarcada em robôs, para disputarem em seis arenas espalhadas pelo Brasil inteiro. Foram 27 equipes no Brasil e na Argentina disputando esse campeonato.

Cada arena foi estruturada para permitir que alunos de diversas partes do mundo conseguissem se conectar aos robôs e programá-los de forma remota. Durante a competição, as equipes tiveram o tempo de 10 minutos para realizar as tarefas. Muitas estavam a mais de 3.000km de distância. Além de sediar o evento no Ceará, a Escola SESI SENAI participou com três equipes.

“O evento mostrou que podemos competir com segurança no período de pandemia. O aluno consegue comandar um robô mantendo a segurança dele e de sua equipe. É uma revolução na robótica, que está evoluindo para a IoT, Internet das Coisas. É gratificante perceber que estamos conseguindo implementar essa revolução aqui na Escola SESI SENAI”, disse o professor André Cardoso, coordenador da Arena Ceará.

O CIRDI é uma proposta inovadora que permite que os alunos façam a programação de robôs à distância através da plataforma Jabuti Edu Nuvem.

A plataforma Jabuti Edu é um projeto de Robótica Educacional Livre desenvolvido pela Comunidade Jabuti Edu. Construída baseada no microcomputador Raspberry Pi, o Projeto Jabuti Edu visa desenvolver uma plataforma simples, barata e útil para o ensino de robótica para crianças e adolescentes.

Sobre a Escola SESI SENAI

Reconhecida como uma escola inovadora por utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem, a Escola SESI SENAI realiza uma preparação para o mundo do trabalho e a cidadania, considerando os pressupostos educacionais previstos nas Diretrizes Nacionais para a Educação. 

Inaugurada em 2016, em Fortaleza, a Escola SESI SENAI ganhou repercussão ao utilizar a tecnologia no cotidiano, com programas modernos como o Google for Education, Robótica e SESI Matemática. Atualmente, a Escola também possui turmas em Sobral e Juazeiro do Norte. Todas as sedes estão com matrículas abertas. Saiba mais AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA