Estágios em Economia do Mar impulsionam importantes projetos para o setor no estado

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria, Instituto Euvaldo Lodi – IEL e o Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio), formalizaram, nesta terça-feira, 17/11, o processo de contratação de alunos estagiários dos cursos de Engenharia de Pesca, Oceanografia e Analista Ambiental. Os estudantes irão trabalhar exclusivamente no setor de Economia do Mar. As admissões foram feitas por meio de parcerias realizadas com Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará.

As contratações fazem parte do projeto de articulação do Programa Masterplan do setor de Prospectiva Estratégica do Observatório da Indústria da FIEC, alinhado com o Plano de Ação da Câmara Setorial de Economia do Mar e Águas Continentais da ADECE. Os novos contratados vão trabalhar em apoio a projetos estratégicos para o setor no Estado.

Dentre os projetos, destaca-se o de Mapeamento de Recursos Marinhos Bióticos e Abióticos, que nasceu do planejamento das Rotas Estratégicas do setor de Economia do Mar, e está sendo implementado pelo programa Cientista Chefe de Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema). O projeto também apoiará a redução do passivo de arquivo físico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), o que trará mais agilidade para a liberação de registros.

“A idealização das contratações destes estagiários se deu para que os processos burocráticos possam ser resolvidos com mais agilidade, visto que, muitos entraves estavam atrasando a liberação de novos registros. Além disso, a interação entre os empresários e alunos promovem o desenvolvimento profissional, ampliam mercado de trabalho e impulsionam o crescimento pessoal e profissional de cada aluno”, disse Leila Andrade, pesquisadora do Observatório da Indústria da FIEC.

Estiveram presentes para a assinatura do termo, a Presidente do Sindfrio, Elisa Gradvhol, o Diretor do Sindfrio, Oziná Costa, o Líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, o Presidente da Câmara Setorial de Economia do Mar da ADECE, Roberto Gradvhol e a Superintendente do IEL Ceará e Gerente do Núcleo de Expansão Industrial (NEXI/FIEC), Dana Nunes e Paulo Gonçalves da Compex Pescados.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA