Exporecicla 2020 discute cadeia produtiva de reciclagem em programação online

Teve início nesta quarta-feira (4/11) a 10ª edição da Exporecicla, a maior feira de sustentabilidade do Nordeste.

Realizado pela primeira vez de forma online, o evento é uma realização do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) e segue até amanhã.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou da abertura da feira e enalteceu o setor de reciclagem. “Nós deveríamos agradecer todos os dias às empresas e profissionais do setor de reciclagem, que transformam lixo em produtos. Os recicladores são verdadeiros heróis, que estão ajudando o meio ambiente de hoje e do futuro. Toda a cadeia produtiva do Sindiverde é muito importante”, disse.

O presidente do Sindiverde, Mark Augusto, acompanhado do idealizador da Exporecicla, Marcos Albuquerque, abriu a programação, falando sobre a necessidade de levar a discussão sobre descarte adequado dos resíduos a mais brasileiros. “A Exporecicla já está consolidada no calendário empresarial. Neste ano tão difícil, não poderíamos deixar o nosso evento morrer, pois esta pauta ainda precisa ser muito debatida a nível estadual e nacional”, disse Mark Augusto. “A população ainda não se conscientizou que lixo é dinheiro. São milhões de reais que poderiam ser transformados em capital”, disse Marcos.

A primeira palestra apresentada ao público foi a do diretor técnico do Sebrae Ceará, Alci Porto, com o tema “Sustentabilidade vs. Transformação digital: um chamado para a inovação e transformação em tempos de pandemia”. O palestrante abordou algumas macrotendências econômicas no mundo até 2030, como intensificação da demanda por alimentos, aumento da demanda por energia, expansão do entretenimento e do turismo, mudança no padrão de produção e urbanização e emergência de megacidades. “Temos um ambiente propício para o futuro, mas precisamos fazer o dever de casa. Fazer a inserção no ambiente digital, a transformação digital das empresas e preparar os nossos funcionários para este novo momento”, destacou Porto. 

O evento contou com outras sete palestras. Rafael Martins, coordenador do Núcleo de Acesso ao Crédito da FIEC, mediou bate-papo sobre linhas de crédito, e o professor do SESI Ceará, André Cardoso Albuquerque, ministrou oficina sobre robótica sustentável.

Confira a programação desta quinta-feira AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA