Presidente Ricardo Cavalcante recebe visita de presidente-executivo da Abicalçados

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, e o vice-presidente da FIEC e presidente do Sindcalf, Jaime Bellicanta, receberam a visita do presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Haroldo Ferreira. Ele esteve acompanhado da gestora da área de Inteligência de Mercado da Associação, Priscila Linck.

Na ocasião, o diretor de Inovação da FIEC e líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, destacou o trabalho desenvolvido no Observatório cearense. Também participaram do evento o gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale, e o Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

Durante a reunião, foi destacada a estratégia de inteligência competitiva do Observatório da Indústria, que inclui uma plataforma com oferta de informações de mercado, socioeconômicas, tecnológicas e de comércio exterior, demonstradas de forma visualmente atrativas, acessadas remotamente, o que otimiza as tomadas de decisão. “Temos dados captados automaticamente por mais de trinta fontes diferentes. Esses dados são analisados, cruzados e colocados em formato de dashboards. Tudo em tempo real”, afirmou Guilherme.

O presidente Ricardo Cavalcante ressaltou que o Observatório da Indústria e seu know-how existem para aproximar ainda mais os empresários da Federação, além de auxiliá-los nas tomadas de decisões, tanto a nível local, como nacional ou internacional. “Todos esses dados e tudo que oferecemos aqui são informações verdadeiras que só colaboram para o fomento dos negócios de qualquer setor industrial.

Durante o encontro, o diretor executivo da Abicalçados tirou dúvidas, fez perguntas sobre a compilação de dados e declarou estar maravilhado com a infinidade de informações oferecidas pelos dashboards do Observatório. “Nós ficamos muito surpreendidos. Recebemos o convite do presidente Ricardo e do presidente Jaime Bellicanta e tínhamos uma expectativa positiva, mas ficamos muito mais surpresos com tudo que o Observatório tem a oferecer. Já conhecia  observatórios de outras Federações, mas este é o mais desenvolvido e está na frente de todos os outros”, disse Haroldo Ferreira.

Ainda segundo Haroldo Ferreira, não foi à toa que o Observatório da Indústria alcançou uma parceria com o Governo Federal. “O respaldo daqui é tanto que o Ministério da Economia firmou uma forte parceria com a FIEC. O Ceará é um Estado altamente desenvolvido, além de ser um dos expoentes no setor calçadista do Brasil. Estamos muito felizes em poder participar dessa troca de ideias e de uma possível parceria entre a Fiec e a Abicalçados no futuro proximo”, pontuou.

Para o vice-presidente da FIEC, Jaime Bellicanta, a surpresa positiva do diretor executivo em relação ao que a Federação e seu Observatório podem oferecer aproxima as duas Entidades. “A Abicalçados tem sempre nos solicitado ajuda nas questões de inovação. O Observatório é muito importante, não só a nível de Brasil, mas para as Entidades que compõem a FIEC, porque podemos prospectar bons negócios, trazer mais associados e o empresariado, tanto para o setor do calçado, como para a própria Instituição”, concluiu Bellicanta.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA