Hub do IEL promove abertura do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores e Negócios Inovadores

Nesta quarta-feira, 21/10, o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará promoveu a abertura do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores e Negócios Inovadores. 

O lançamento do programa aconteceu na Casa da Indústria e reuniu representantes das 30 ideias selecionadas pelo primeiro edital de fomento ao desenvolvimento de negócios para a indústria.

O edital foi lançado durante a inauguração do Hub do IEL Ceará, no dia 2/09,  e é uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

Durante o lançamento, os representantes das ideias selecionadas receberam as primeiras informações sobre como será o desenvolvimento de seus negócios, que passam a contar agora com toda a infraestrutura do Hub para que sejam acelerados e possam se transformar em soluções para a indústria.

De acordo com o cronograma informado, as oficinas presenciais já iniciam na próxima semana e as mentorias individuais em dezembro. Segundo a consultora do IEL, Roseanne Pimentel, a ideia é que, daqui a 6 a 8 meses, os projeto estejam prontos para serem aplicados na indústria.  “A gente conseguiu reunir ideias dos mais diversos setores, dos mais diversos tipos de atividades. Acima de tudo, será uma troca de experiências bem enriquecedora”, acrescentou Roseanne.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes deu aos boas-vindas ao selecionados e se mostrou empolgada com o trabalho que está para começar.

“A partir de hoje é aberto o desafio pra que a gente possa, de fato,  mostrar para o segmento industrial, para o mercado, que é possível, sim, inovar. Desde que  você invista nesse processo inovador e que a indústria se aproxime. O grande diferencial da nossa ação é que as ideias estão linkadas para a indústria. A gente está em uma expectativa muito boa, nesse novo momento para o nosso IEL, na gestão do Dr. Ricardo, de poder estar trazendo mais essa contribuição para a sociedade e para nossas empresas, com enfoque muito grande na inovação, pontuou. 

Cláudio Ricardo Gomes, presidente da Citinova,  ressaltou o bom momento de inovação que se constrói no Ceará e que é reforçado com essa primeira iniciativa do Hub do IEL. “Essa é uma iniciativa absolutamente louvável, porque congrega jovens, congrega ideias, e é uma iniciativa focada em buscar soluções criativas para resolver os problemas da nossa indústria. Nós estamos consolidando no Estado e na cidade, um grande ecossistema de inovação, em que a integração das várias instituições, empresas e Academia, representa o grande avanço desse processo”, afirmou.
Já o diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho, fez questão de ressaltar que essa é uma das primeiras ações do Programa de Inovação da Indústria, o P2I, que reúne todas as casas da Federação de uma maneira integrada. Ele destacou ainda que o olhar da Federação não está voltada apenas a Fortaleza.

“O presidente Ricardo tem pedido também que a gente fique no radar com o Interior do Estado, onde também há muito diamante que precisa ser lapidado, exatamente para que a gente desenvolva cada vez mais as nossas indústrias, o nosso Ceará, nessa linha de inovação e de empreendedorismo. Já estamos nas escolas SESI SENAI com essas disciplinas de empreendedorismo e inovação, dando exemplo para que outras escolas também já partam nesse pensamento e para que o Ceará venha a despontar Brasil afora nessa área de inovação e empreendedorismo, afirmou.

Um dos selecionados que em breve vai iniciar a assessoria no IEL Ceará é o Elisvelton Teixeira. Ele tem uma startup que desenvolve tecnologia agrícola para acompanhamento de colheita e suporte à decisão do produtor rural.
“Segunda a Embrapa, até 30% da produção acaba sendo perdida antes de passar a porteira da fazenda. É um problema muito sério, socioambiental e pro bolso do produtor. Nós desenvolvemos tecnologia para que essa solução seja acessível para os pequenos e médios produtores, e não apenas para os grandes”, disse ele.
Ainda segundo Elisvelton, ter sido um dos escolhidos para maturar sua ideia no Hub do IEL Ceará é muito gratificante. “É muito bom porque aqui você reúne o que tem de melhor em relação à indústria,  empresários,  inovadores e pesquisadores. Realmente é a ‘nata’, a ‘fina flor’ da indústria cearense. Então, eu tenho a mais alta expectativa possível”, finalizou.

Sobre o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará

O Hub tem o objetivo de impulsionar a inovação na indústria cearense e promover o desenvolvimento do setor. É mais que um espaço de ideias. A proposta é fazer um link entre ideias e indústrias. Além de ser um ambiente para geração de soluções, é um local também onde as ideias mais maduras serão mapeadas e trabalhadas para que possam efetivamente ajudar as indústrias a superar seus desafios.
Na prática, trata-se de um espaço para empreendedores criarem negócios e produtos transformadores. O Hub tem a proposta de ser uma ambiência que inspire a geração de novas ideias, a troca de conhecimentos e que acelere a transformação dessas ideias em negócios, produtos e processos inovadores para o mercado, utilizando mentorias, metodologias ágeis, abordagens de gamificação, entre outras. Podem participar empreendedores com negócios já constituídos ou aqueles que querem abrir um negócio, além de startups.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA