Netumar, empresa filiada ao Sindfrio, recebe certificado de adesão ao Sisbi pela Adagri

A Netumar, liderada pelo empresário e diretor da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) Oziná Costa, foi a primeira empresa cearense do setor de pescados a receber o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). O anúncio da conquista foi feito pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, nesta quarta-feira (21/10), em um encontro especial em homenagem ao empresário.

O certificado de adesão ao Sisbi, concedido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), permite que a empresa possa ampliar o comércio de seus produtos em território nacional e comprova que a empresa atende a uma série de requisitos de qualidade e de rigor na produção.

"Essa homenagem que fazemos hoje não é só por você, Oziná, pessoa que passei a admirar e a estimar, mas pela sua história de vida e de empresa. Esta casa, precisamos estar sempre lembrando, é feita de pessoas como você. Que brigam pelos seus negócios e que trabalham pelo coletivo, pelos outros empresários também. Fique certo de você é merecedor. Este é um momento muito importante para a Federação", disse o presidente.

Emocionado com a homenagem e a conquista do certificado, Oziná Costa, que também é diretor do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio), afirmou que foi pego de surpresa e agradeceu ao presidente Ricardo Cavalcante, ressaltando que pretende continuar firme no trabalho em defesa das empresas do setor.

"A pesca do Ceará ainda pode avançar muito. Tivemos muitas reuniões para entender como funciona (esse certificado) e passamos a explicar para outras empresas. É um caminho sem volta, todas as empresas terão que seguir e se adequar. Temos que seguir o caminho da legalidade para ter nossa empresa bem-conceituada. A empresa sem selo de inspeção fica fora do mercado", declarou.

A presidente do Sindfrio, Elisa Gradvolh, comentou que a Netumar, desde a sua origem, é uma empresa comprometida com a qualidade e apta, por esse trabalho, a obter os selos de inspeção. “É uma empresa muito responsável, que preza pelo cuidado com o meio ambiente e com o social. É uma empresa familiar e nesses mais de 20 anos vem crescendo com muito zelo. Era comprador de lagosta, e hoje é empresário de muito valor, de muito sucesso por ele mesmo. Está sempre pronto e disposto a servir o setor e juntos procuramos levantar esse setor tão importante para o Ceará”, frisou.      

Homenagens

Durante o evento, o presidente da FIEC também prestou homenagem à presidente da Adagri, Vilma Freire, e ao superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Ceará, Neto Holanda, por suas contribuições ao desenvolvimento econômico e da indústria do Ceará. “Estamos felizes de dialogar no dia a dia com o governo, expondo o que a gente precisa e atendendo ao que nos é pedido. O diálogo nos leva a solução de problemas”, disse Ricardo Cavalcante.

Vilma Freire falou sobre a solidez da parceria com a FIEC, firmada durante a gestão de Ricardo Cavalcante, e agradeceu o reconhecimento. “A FIEC era tão distante, mas hoje é uma grande parceira”, afirmou. Neto Holanda enalteceu o entrosamento entre o Mapa e a Adagri e parabenizou Oziná Costa. “Eu sou produtor rural e sei como é importante para um empresário a conquista de um certificado como esse. É muito difícil ser empreendedor no Brasil. Uma conquista dessas deixa qualquer empresário de alma lavada”, declarou.

Participaram do evento também o secretário-executivo do Agronegócio da Sedet, Sílvio Carlos, o diretor administrativo da FIEC, Chico Esteves, o diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, o diretor de inovação, Sampaio Filho, o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soárez, a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes e a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC, Karina Frota, além de empresários e técnicos da Adagri.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA