Emprego no setor industrial cearense apresenta 1º crescimento em 2020, aponta Observatório da Indústria

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) divulgou a pesquisa Indicadores Industrias, com dados relativos ao mês de agosto de 2020. Pela primeira vez, o emprego no setor industrial apresentou crescimento desde janeiro de 2020, aumentando em 0,8% em relação ao mês anterior.

São considerados Indicadores Industriais os seguintes dados: Faturamento real; Horas trabalhadas na produção; Emprego; Massa salarial real; e Rendimento médio real.

A maior parte dos indicadores industriais apresentou resultados positivos em agosto, excetuando Horas Trabalhadas na Produção e Rendimento Médio Real.

Assim como o indicador Emprego, Faturamento Real também cresceu: 12% em relação a julho, perfazendo a segunda maior taxa de crescimento registrada no ano, alcançando o nível pré-pandemia no índice.

Na mesma esteira do faturamento, a Massa Salarial Real aumentou em 0,3%.

Horas Trabalhadas na Produção e Rendimento Médio Real diminuíram ligeiramente, variando em -0,3% e -0,6%, respectivamente. Em certa medida, isso se relaciona com os acordos de suspensão dos contratos dos empregados e redução das jornadas de trabalho.

Um indicador que se destacou foi a Utilização da Capacidade Instalada, que registrou o maior valor desde de novembro de 2019, alcançando 79,6% de utilização. Isso mostra aquecimento da produção, confirmado pela produção física da Indústria Geral, que registrou um aumento de 5,7% em agosto no Ceará.

Leia na íntegra AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA