Cimento Apodi e SESI oferecem programa de elevação escolar para funcionários e comunidade em Quixeré/CE

“O estudo é muito, muito importante. Sem ele, a gente não consegue nada, nem mesmo fazer um curso de capacitação, como o de Mecânica, quando exigem uma formação como a do Ensino Médio”. A avaliação é do operador de Produção, Nilton César de Sousa (46), que concluiu o Ensino Médio em 2018 pelo Projeto “Construindo o Saber” da Cimento Apodi. Em parceria com o SESI, o projeto oferece o “Meu Diploma SESI”, um programa que visa a elevação da escolaridade dos seus trabalhadores e dependentes sem nenhum custo. Agora em 2020, Nilton e a mulher já se inscreveram para concluírem o Ensino Médio pelo programa, que inicia as aulas no dia 20 de outubro, às 17h30, com aula inaugural na fábrica da Apodi em Quixeré.

Além da participação de colaboradores da Apodi e seus dependentes, a parceria também permitirá a oferta de aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para toda a comunidade no entorno da fábrica da cimenteira em Quixeré/CE (a 190 km de Fortaleza). Participarão do curso um total de 66 alunos, com média de idade de 30 anos, entre homens e mulheres. Em 2018, o curso formou 80 alunos.

“Em 2018 ainda, por meio do Projeto “Construindo o Saber”, a Apodi verificou que já existia uma demanda de pessoas da comunidade que tinham interesse em concluir seus estudos escolares. Para esta etapa, as inscrições para a sociedade aconteceram em parceria com a Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix”, informa Rosineide Matoso, coordenadora de Sustentabilidade da Cimento Apodi.

Ela ainda lembra que apenas a aula inaugural se dará de forma presencial no dia 20/10, observando todos os protocolos de segurança, com a disponibilização de álcool gel e distanciamento social. “O restante do curso será realizado via plataforma do Google Meet”, complementa.

Metodologia SESI
O Programa “ Meu Diploma SESI” dá a oportunidade que trabalhadores da indústria possam concluir a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), sem nenhum custo, podendo dar prosseguimento à sua vida acadêmica, pleiteando uma formação técnica, ou quem sabe uma graduação, ou até conquistando novos cargos na empresa em que trabalha, além de melhorar a sua autoestima e qualidade de vida.

A Educação de Jovens e Adultos do SESI, possui metodologia exclusiva, pois realiza a identificação, reconhecimento e certificação das competências e habilidades que o cidadão desenvolveu ao longo da sua vida, seja na escola, no trabalho ou na vida social, aproveitando aquilo que ele já traz, reduzindo o tempo de curso.

Na primeira etapa, chamada de Reconhecimento de Saberes (RDS) o SESI levantará, por meio de intervenções pedagógicas e preenchimento de instrumentais, o conjunto de competências e habilidades que o aluno já possui, para a partir daí, identificar as que precisarão ser trabalhadas na etapa seguinte.

No segundo momento, chamado Curso Nova EJA EAD, o SESI elaborará um cronograma de estudos, organizado por área do conhecimento, onde o aluno desenvolverá o necessário para a sua certificação. O tempo de estudos dependerá do que o aluno deixou de apresentar na etapa de RDS, podendo variar entre 2 meses e 1 ano e meio.


Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA