Comitiva da FIEC visita Brisanet e apresenta soluções voltadas ao desenvolvimento da empresa

Uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) visitou a empresa Brisanet, maior operadora de internet do Nordeste e terceira do País em fibra óptica, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa fica no município de Pereiro, distante 334 quilômetros de Fortaleza.

O objetivo do encontro, articulado pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, era conhecer a empresa e apresentar as soluções que a Federação e suas casas de serviços – SENAI, SESI e IEL – disponibilizam para desenvolver a companhia e apoiá-la em seus planos de expansão e aperfeiçoamento do negócio. Na ocasião, a comitiva também visitou as outras empresas do grupo, a Nossa Fruta e a Agritech.

O empresário José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, ciceroneou o grupo, e juntamente com sua equipe, detalhou a operação da empresa, apontando os desafios e as áreas que necessitam de apoio. Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Paulo André Holanda, a empresa possui uma grande necessidade de capacitação de seus trabalhadores e a proposta do SENAI Ceará foi elaborar um projeto personalizado para a empresa, envolvendo não só serviços de educação (cursos), mas também de tecnologia. Atualmente, a empresa conta com cerca de cinco mil colaboradores, mas o plano é chegar a seis mil contratados até o fim de 2020. 

O pontapé inicial da parceria da Brisanet com o SENAI Ceará será a realização de duas turmas do curso de Autocad para 50 trabalhadores em processo de contratação. Esse curso terá início no dia 19/10. De acordo com Paulo André Holanda, os cursos do portfólio do SENAI Ceará com aderência aos negócios das empresas visitadas são nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Telecomunicações, Metalmecânica, Automotiva e Alimentos. Na área de Tecnologia, o diretor regional do SENAI Ceará prevê que a elaboração de projetos de inovação para submissão a editais específicos será uma das frentes de atuação da parceria.
 
“A empresa está em expansão e o empresário entende a importância de investir na capacitação dos colaboradores para o sucesso do negócio. Para ele, é fundamental o aprimoramento das competências técnicas de sua equipe. Criamos um grupo de trabalho que irá formatar um projeto adequado às demandas da empresa”, informou Paulo André. O grupo de trabalho será coordenado pelo gerente de Operações e Negócios do SENAI Ceará, Carlos Egberto Rodrigues Mesquita, juntamente com os gerentes das unidades de Educação, Sônia Parente, e de Tecnologia, Tarcísio Bastos. O projeto deverá ser apresentado à empresa ainda no mês de outubro.

A superintendente do SESI Ceará, Veridiana Soarez, afirmou que a visita foi importante para apresentar às empresas todas as áreas de atuação do SESI Ceará. “Na verdade, eles já são clientes do SESI Ceará e SESI Rio Grande do Norte, mas nós mostramos outros serviços mais específicos e especializados que podem ser relevantes para os negócios deles”, disse.

Veridiana destacou que as empresas impactam intensamente no desenvolvimento não só da região onde está localizado o município no Ceará, como também no Rio Grande do Norte e em Pernambuco. “Eles têm uma visão muito boa de negócios. Para se ter uma ideia, eles produzem morango – que é uma fruta que precisa de um clima frio para se desenvolver – em estufas. Ou seja, conseguem produzir morangos no Nordeste. Ao mesmo tempo eles também vendem software de logística de frotas, um negócio completamente diverso. Outro ponto que chama a atenção é que eles não terceirizam. As próprias empresas desenvolvem a cadeia que precisam para o progresso dos negócios”, frisou a superintendente.

A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, relatou que a visita foi importante para que as empresas tomassem conhecimento de como o IEL Ceará foi totalmente reestruturado para atender especialmente às necessidades do mercado e das indústrias. Além dos novos cursos que são realizados na modalidade EaD e que, portanto, podem facilmente atender aos profissionais que atuam na empresa mesmo eles estando no semiárido cearense, o IEL Ceará também apresentou as soluções em inovação que podem contribuir com o desenvolvimento das empresas.

“A nossa apresentação foi para que eles pudessem entender como nós poderíamos atender suas necessidades. Eles foram super receptivos, vão analisar o nosso portfólio e vamos ver juntos como poderemos formalizar a parceria”, disse. 

Integraram a comitiva: Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará; Carlos Egberto Mesquita, gerente de Operações e Negócios do SENAI Ceará; Sônia Parente, gerente de Educação do SENAI Ceará; Tarcísio Bastos, gerente de Tecnologia do SENAI Ceará; Clayton Rodrigues Moura, especialista técnico de TI e Telecom da FIEC; Jamille Alencar, assessora técnica do IEL Ceará; Margaret Lins, gerente de Inovação e Pesquisa do IEL Ceará; Mariana Fortaleza, coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e Carreiras do IEL Ceará;  Veridiana Soárez, superintendente do SESI Ceará; Ana Paula Pinho, gerente de Educação do SESI Ceará; Kassandra Morais, gerente da Unidade de Segurança e Saúde para a Indústria do SESI Ceará; e Lucy Barbosa Alves, gerente de Operações e Negócios do SESI Ceará.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA