SENAI Ceará articula parceria com Capitania dos Portos do Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) está articulando uma parceria com a Capitania dos Portos do Ceará para a realização de cursos voltados à manutenção de embarcações. O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, foi recebido pelo capitão dos portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barillo Cruz, para apresentar a proposta de ementa dos cursos. O projeto passará por uma validação técnica e a expectativa é que as turmas dos novos cursos sejam lançadas ainda neste ano, para início das aulas em 2021.

A reunião aconteceu na Capitania dos Portos e contou com a participação do gerente de Operações e Negócios do SENAI Ceará, Carlos Egberto Rodrigues Mesquita, do especialista técnico da área automotiva do SENAI Ceará, Carlos Neves, do Capitão de Fragata José Roberto Moura de Sousa, além de equipe técnica da Capitania dos Portos.

Os cursos de aperfeiçoamento propostos pelo SENAI Ceará são “Fundamentos de Mecânica Diesel para Náutica” e “Fundamentos de Mecânica de Popa”. De acordo com Paulo André Holanda, são cursos que ainda não existem no Ceará e que vêm para atender uma demanda reprimida, já que, de acordo com estudos feitos pelo SENAI Ceará, há uma grande demanda por esse tipo de serviço no Estado e falta mão-de-obra qualificada.

“Fomos muito bem recebidos pelo comando da Capitania dos Portos e estamos construindo uma parceria muito bem estruturada. A equipe da Capitania dos Portos irá fazer a validação técnica da ementa apresentada pelo SENAI e, juntos, realizaremos esses cursos. Estamos desenvolvendo essa iniciativa a quatro mãos e a ideia é que a Capitania disponibilize a sua estrutura em Fortaleza e no interior para a realização dos cursos. Certamente essa parceria irá dar um upgrade a essa capacitação porque eles têm todo o know-how e o cadastro das embarcações no Ceará”, afirma o diretor regional do SENAI Ceará.

Está marcada para o dia 29/10 uma nova reunião entre o SENAI Ceará e a Capitania dos Portos para avançar nas tratativas de viabilização dos cursos. “É muito importante discutir esse tema. A reunião foi muito proveitosa para conhecermos tudo que o SENAI vem fazendo no Ceará, tanto as ações de educação como de tecnologia. Vamos estudar o que foi deixado, contribuir e implementar”, afirmou o capitão Ricardo Barillo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA