Observatório da Indústria da FIEC divulga Sondagem Industrial

A Indústria cearense apresentou crescimento em todos os indicadores analisados em agosto. Foi o que mostrou a Sondagem Industrial, pesquisa realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A indústria cearense seguiu a tendência de recuperação dos últimos dois meses e apresentou crescimento em todos os indicadores analisados. A Evolução da Produção no Ceará mostrou uma leve desaceleração no crescimento, mas segue superior ao resultado apresentado no pré-pandemia. A tendência é que esse indicador siga aumentando, visto que a expectativa para Compra de Matérias Primas, Demanda por Produtos e Quantidade Exportada é positiva para os próximos seis meses, o que deve manter a produção aquecida.

A Utilização da Capacidade Instalada registrou mais um mês abaixo da usual no Ceará e no Brasil. No entanto, o indicador seguiu a tendência de crescimento apresentada nos últimos 2 meses e já está acima do registrado no período pré-pandemia. Os Estoques Efetivos ainda estão abaixo da linha de 50 pontos (o que significa estoque efetivo abaixo do planejado). No Ceará, ocorreu leve aumento, o que significa que as indústrias estão repondo seus estoques, enquanto no Brasil o índice apresentou ligeira queda.

Em relação ao Número de Empregados, houve expansão tanto no Ceará quanto no Brasil, um resultado alinhado com a expectativa otimista apresentada em julho e agosto para próximos seis meses. Além disso, a expectativa atual do indicador também segue positiva, o que indica que deve continuar havendo crescimento do emprego nos próximos meses.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA