IEL Ceará recebe 78 inscrições para edital de seleção de ideias para pré-incubação
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) finalizou o período de inscrições para o Edital de Seleção de Ideias/Soluções Inovadoras para pré-Incubação com foco no setor industrial. A iniciativa é do Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).
Ao todo, 78 ideias foram recebidas nesta primeira fase. Destas, 50 serão selecionadas, conforme determinações do edital. O resultado dessa primeira fase da seleção será divulgado em 28/9.
A partir daí, os proponentes dessas ideias deverão enviar pitchs, apresentações rápidas com a intenção de “vender” a ideia, entre 29/9 e 5/10. Concluídas as apresentações, serão selecionadas 30 ideias para receber apoio, crescer de forma acelerada e ganhar escala, contando com toda a infraestrutura do Hub, capacitação, uma rede de mentores, networking e possibilidade de acesso a financiamento. As etapas de desenvolvimento da ideia envolvem soluções em torno do problema, conexão, ideação, projeto de prototipação, validação e mercado.
"Foi uma surpresa muito boa para o IEL perceber a aceitação do edital. É um edital restrito a ideias ligadas à indústria, o que restringe o público. Mas, ainda assim, tivemos números excelentes de inscrições, sem precisar prorrogar o período de recebimento. Agora vamos partir para o refinamento das ideias. Estamos motivados e empolgados demais. Teremos muitas conversas com os profissionais que propuseram seus projetos, pois são eles que estão nos proporcionando a oportunidade de contribuirmos com o desenvolvimento das empresas", disse Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará.
Sobre o Hub de Empreendedorismo e Inovação do IEL Ceará
O Hub, que conta com a parceria do Sebrae, tem o objetivo de impulsionar a inovação na indústria cearense e promover o desenvolvimento do setor. É mais que um espaço de ideias. A proposta é fazer um link entre ideias e indústrias. Além de ser um ambiente para geração de soluções, será um local também onde as ideias mais maduras serão mapeadas e trabalhadas para que possam efetivamente ajudar as indústrias a superar seus desafios.
Na prática, será um espaço para empreendedores criarem negócios e produtos transformadores. O Hub tem a proposta de ser uma ambiência que inspire a geração de novas ideias, a troca de conhecimentos e que acelere a transformação dessas ideias em negócios, produtos e processos inovadores para o mercado, utilizando mentorias, metodologias ágeis, abordagens de gamificação, entre outras. Podem participar empreendedores com negócios já constituídos ou aqueles que querem abrir um negócio, além de startups.