Presidente da FIEC Ricardo Cavalcante participa de lançamento do Anuário do Ceará 2020-2021

Tudo pronto para o lançamento do Anuário do Ceará 2020-2021. Referência no Estado, o material traz informações econômicas, políticas, sociais, geográficas e culturais, apresentando infográficos, textos, mapas, tabelas, fotos e ilustrações.

O lançamento ocorrerá nesta segunda-feira, 21, às 17h30, com a presidente do O POVO Luciana Dummar, o editor-geral do Anuário do Ceará Jocélio Leal, que vão receber o governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da FIEC Ricardo Cavalcante e o presidente do TJCE Washington Araújo

Todo o conteúdo da versão impressa pode ser conferido no site www.anuariodoceara.com.br , onde é possível conferir o conteúdo completo, além de conteúdo extra e a possibilidade de cruzar informações por meio de big data.

Dividida em 13 capítulos e 680 páginas, a publicação é a mais antiga em circulação no Estado, com cerca de 150 anos. O rigor na apuração, a atualização constante e a credibilidade fazem do Anuário uma fonte obrigatória para estudantes e profissionais de todas as áreas.

A publicação tem como editor-geral o jornalista Jocélio Leal e, como editora-executiva, Joelma Leal. Os repórteres Alex Ferreira, Camila Gadelha, Cristina Brito, Lucas Casemiro e Evandilson Costa apuraram o conteúdo que o leitor vai encontrar no Anuário do Ceará 2020-2021. O capítulo especial é assinado pela jornalista Luciana Castro e a revisão e a checagem são do jornalista Soriel Leiros.

Um dos conteúdos exclusivos é o tradicional ranking dos mais influentes na Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza e da bancada cearense em Brasília. Nesta edição, há uma homenagem especial aos 70 anos da Federação da Indústria do Estado do Ceará (Fiec), sem deixar de lado a pandemia, que modificou a rotina, os planos e a vida de todos.

Sequência dos capítulos:
1 - ICGM

2 – Guia das Cidades

3 – Fortaleza

4 – Administração do Ceará

5 – Governo Federal no Ceará

6 – Infraestrutura

7 – Economia do Ceará

8 – Legislativo

9 - Judiciário, MP e Tribunais de Contas

10 – Ceará Universitário

11 – Ceará da Cultura

12 – Anuário Datafolha Top Of Mind

13 – 70 anos da Fiec: uma efeméride na pandemia

 

Abaixo, alguns dos destaques:

Programas e podcasts - de 17 de setembro até 16 de outubro, os telespectadores podem conferir na TV O POVO, às 17 horas, o Anuário Especial. São 22 programas, trazendo convidados e temas que compõem a publicação e o site, além dos podcasts disponíveis Deezer, Spotify, Apple. Os especiais estarão disponíveis no YouTube da TV O POVO e no site do Anuário. O deputado federal Mauro Filho, o empresário José Aírton Boris, a defensora pública geral Elisabeth Chagas e o empresário Jorge Pinheiro são alguns dos entrevistados.

Anuário Datafolha Top of Mind - as marcas mais lembradas por consumidores cearenses, em diferentes segmentos da atividade econômica, são reveladas na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. O levantamento existe desde 2002 e após o intervalo recente em sua publicação, volta para uma nova série. No total, são 21 categorias, incluindo a top do top. Saúde, serviço, educação, comunicação, varejo e alimentos & bebidas são os segmentos pesquisados.

ICGM – pelo terceiro ano consecutivo, os leitores conferem o resultado do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) – Anuário do Ceará-Ipece, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Trata-se de uma nova Era estabelecida na história do Ceará. Emergem critérios técnicos na medição das gestões dos 184 municípios cearenses. O material abre o Anuário do Ceará.

Capítulo especial - O capítulo especial do Anuário do Ceará 2020-2021 percorre a história da indústria no Estado e da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), que este ano chega aos 70 anos de fundação. Além da efeméride, a publicação foca também no que o ano da pandemia mostrou sobre o setor secundário no Ceará.

Projeto gráfico – o projeto gráfico, assinado por Amauricio Cortez, promove a mobilização social para a construção de grandes obras. Sob o traço do ilustrador Karlson Gracie, as páginas que abrem os capítulos trazem, tal qual o imaginário de “As viagens de Gulliver”, grupos de pessoas reconstruindo os principais ícones industriais do Ceará, que sugerem a capacidade humana e a retomada industrial do Estado. O uso da infografia, desenvolvida por Luciana Pimenta, facilita o acesso a determinadas informações mais complexas, inovando e enriquecendo ainda mais esta edição. A indústria é também sugerida na laminação metalizada na capa, nos grids e formas hexagonais aplicadas ao conteúdo. Além disso, foram produzidas quatro cintas com cores diferentes.

Análises – esta edição conta com um conteúdo analítico com o reforço técnico do consultor econômico Célio Fernando Melo e de um time de analistas da BFA. Eles agregam leitura crítica aos capítulos Fortaleza, Administração do Ceará e Economia do Ceará. Célio abre com um ensaio intitulado “Da lagarta ao bater de asas da borboleta, a mudança de época 4.0: a transformação da indústria cearense em 2021”.

Lançamento – desta vez, como não poderia deixar de ser, por causa da pandemia, o lançamento será virtual. Dia 21 de setembro, às 17h30min, por meio dos canais do O POVO e da FDR. A presidente do O POVO Luciana Dummar e o editor-geral do Anuário do Ceará Jocélio Leal vão receber o governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Fiec Ricardo Cavalcante e o presidente do TJCE Washington Araújo.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA