Avaliação nacional dos estudantes do SENAI mede qualidade dos cursos do SENAI Ceará

Em todo o Brasil, desde 8/9, está sendo aplicada no SENAI de cada estado a Avaliação de Desempenho dos Estudantes (ADE), dimensão do Sistema de Avaliação de Educação Profissional (SAEP).

O SAEP é um dos grandes desafios propostos para ampliação da qualidade dos cursos técnicos realizados pelo SENAI Ceará. Mais de 400 alunos do SENAI devem participar, das unidades da Parangaba, Barra do Ceará, Jacarecanga, Maracanaú e Sobral.

Todos os estudantes de cursos técnicos com mais de 80% do curso realizado estão aptos a participar. A avaliação compreende aplicação de prova online, (nos laboratórios das unidades de SENAI) obedecendo todos os protocolos de segurança, com duração de duas horas. O teste avalia o desenvolvimento da proficiência requerida para o curso técnico avaliado.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Educação do SENAI Ceará, Maria Rosendo, são avaliadas a infraestrutura, conteúdos, qualidade dos docentes e materiais aplicados nos cursos. "Assim podemos desenvolver e formar um melhor profissional para o mercado de trabalho", analisa.

O objetivo da avaliação é avaliar a qualidade da formação realizada por meio da proficiência desenvolvida pelo estudante e indicar os fatores que contribuem para a efetividade da formação desse profissional formado pelo SENAI.

O SENAI Ceará teve resultados positivos nessa avaliação em 2016, quando o curso de eletrotécnica obteve a maior média nacional. Em 2018, 100% dos alunos avaliados do curso de soldagem tiveram resultado adequado ou avançado.

Conhecendo os resultados, o desafio do SENAI é usá-los para subsidiar o monitoramento da qualidade da educação que oferece, permitindo detectar os efeitos das políticas adotadas e a tomada de decisões para implementação de melhorias pelo SENAI Nacional, SENAI de cada estado e unidades escolares.

De forma prática, os resultados geram melhorias nas práticas dos professores, revisão das formações, mudanças no processo de ensino e aprendizagem, criação de rede de boas práticas, avaliação e adequação dos programas diante das expectativas empresariais e das exigências do mundo do trabalho, atualização de perfis profissionais e atualização de livros e materiais didáticos.

Clique AQUI para mais informações sobre o SAEP.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA