IEL Ceará inicia o Programa de Formação e Desenvolvimento de Líderes com o SENAI Ceará

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) iniciou na quinta-feira (10/9) a execução do Programa de Formação e Desenvolvimento de Líderes (PDL), que visa o desenvolvimento comportamental de profissionais que lideram equipes e/ou projetos. O programa foi totalmente personalizado de acordo com as necessidades do cliente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), e contará com a participação de 24 gestores. A capacitação segue até dezembro. 

A partir de um diagnóstico inicial, o IEL Ceará customizou o programa para atender às demandas do SENAI Ceará e a iniciativa ganhou o nome de Programa de Desenvolvimento Estratégico da Gestão do SENAI Ceará. Nele, o IEL Ceará irá trabalhar estratégias específicas para os participantes, que incluem o diretor regional, Paulo André Holanda, os gerentes corporativos, os gerentes de negócios e os coordenadores das unidades, além do assessor da diretoria. Entre as soluções que serão utilizadas estão: Executive Coaching, Group Coaching e módulos gamificados para a construção de projetos inovadores.

“Os gerentes e coordenadores de negócios vão também participar de mentorias com os consultores para o desenvolvimento desses novos projetos. As mentorias irão focar tanto no desenvolvimento deles quanto do próprio negócio. Em pitches, eles vão apresentar os resultados desse processo”, informa a coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará.

O diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, afirma que o desenvolvimento dos líderes do SENAI Ceará é fundamental para a obtenção dos objetivos estratégicos da instituição. “O que a gente quer é trabalhar o ser humano, a pessoa. As competências técnicas considero mais fáceis de trabalhar. O mais importante, nesse momento, é desenvolver o comportamental, os valores, as soft skills, as virtudes. O que move o nosso planeta é o ser humano. O ser humano tem que estar bem, tranquilo, para desenvolver o seu trabalho com a finalidade maior, que é sempre o bem comum e o desenvolvimento do nosso Estado, do nosso país. Eu ouvi de um grande empresário que demite-se muito pelas competências técnicas, mas mais ainda pelas competências comportamentais. Por isso, nosso objetivo é focar nas pessoas”, afirmou. 

Paulo André Holanda elogiou o trabalho do IEL Ceará e ressaltou a excelência da formação. “O IEL Ceará está de parabéns em estar desenvolvendo esse programa, trazendo facilitadores de alto nível para passar todo o conhecimento para a nossa equipe. Com isso, esperamos desenvolver um excelente trabalho na Federação. Não só na Federação, mas as pessoas estarem bem consigo mesmas e com isso transmitir essa  energia boa para a equipe. Tenho certeza que teremos os resultados que buscamos em curto prazo”, disse. 

Saiba mais

O PDL tem como objetivo desenvolver novos líderes com competências necessárias a um mundo em constante transformação. A coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e de Carreiras do IEL Ceará, Mariana Fortaleza, explica que o serviço tem início com uma avaliação da necessidade estratégica da empresa. “Nós entendemos por que a empresa quer desenvolver essa liderança e em que aspectos essa liderança precisa ser desenvolvida. Todo o programa é personalizado para a demanda da empresa, não é um produto de prateleira”, afirma. A partir desse diagnóstico, o IEL traz diversas soluções especializadas para atender às necessidades apresentadas.

Nos módulos, o enfoque é aprender a partir da prática por meio de exercícios e dinâmicas de grupo. Entre os módulos, o participante trabalhará as demandas de desenvolvimento individual e potencialização de pontos fortes através de exercícios estratégicos para este desenvolvimento.

O programa conta com avaliação e análise preliminar do perfil comportamental de todos os participantes, caso a empresa deseje, feedback, construção de plano de ação individual, realização dos módulos comportamentais e encontros periódicos de follow up do plano de ação com cada participante do programa, visando o desenvolvimento de competências estratégicas. “É tudo atualizado com o que o mercado oferece hoje”, ressalta a coordenadora.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA