Presidente Ricardo Cavalcante entrega Guia Ágil a líderes e gestores do Sistema FIEC

Na manhã desta quarta-feira (2/9), o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, acompanhado do diretor de inovação da FIEC, Sampaio Filho, entregou a todos os gerentes e líderes do Sistema FIEC o Guia Ágil, que promete alavancar a estratégia de inovação da Federação.

"Esse guia foi feito para nos ajudar a pensar de uma forma diferente, uma forma ágil. A diferença, hoje, de um empresário inovador é que ele tem agilidade. Isso não está ligado especificamente ao esforço pessoal, mas ao esforço físico e mental também. Esse processo de transformação digital não tem mais volta. Somos a primeira Federação de Indústrias do Brasil a viver esse processo. Eu não abro mão disso, faz parte da nossa administração. Precisamos que todos participem! Estamos trocando equipamentos, investindo em tecnologia, para dar condição ao trabalho de todos", disse o presidente Ricardo Cavalcante.

A publicação é um compilado de informações e ferramentas, elaborada pelo Observatório da Indústria da FIEC, com o objetivo de disseminar para outras áreas as boas experiências da equipe do Observatório com a metodologia ágil. 

A metodologia ágil torna os processos mais simples, dinâmicos e interativos, desde a concepção da ideia até o produto final. É o passo inicial do processo de transformação digital de qualquer empresa.

"A transformação digital está envolvendo toda a FIEC. Para fazer isso chegar a todo o Sistema, nós tínhamos que implantar as metodologias ágeis. Uma delas é o Scrum, utilizada desde o inicio do Observatório da Indústria. Toda a celeridade e dinamismo do Observatório se deve a essas metodologias. Como o presidente abraçou a causa, ele fez questão que isso chegasse às outras áreas. Isso já está sendo implantado, mas o guia vai faciliar mais ainda o entendimento dos colaboradores", diz Sampaio Filho, diretor de inovação do Sistema FIEC. "Queremos enxugar e automatizar. É uma coisa gradiosa, uma transformação ao pé da letra", complementa. 

"O guia é um kit com todas as ferramentas que utilizamos no nosso dia a dia, materiais impressos e uma série de ideias para ajudar as áreas a implementar essa metodologia nas suas rotinas de trabalho, para facilitar toda a parte de monitoramento de projetos e alavancar a estratégia digital do Sistema FIEC", explica Edvânia Brilhante, coordenadora do Observatório da Indústria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA