Ceará Global discute o papel das Câmaras Setoriais como instrumento de desenvolvimento econômico

Uma das estratégias do Governo do Ceará para alavancar o desenvolvimento econômico do estado e integrar setores foi a criação das Câmaras Setoriais e Temáticas, organizadas no âmbito da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O painel da manhã de hoje (27/8), do Ceará Global discutiu o papel das câmaras, sua integração e as ações na pandemia.

Sob o título "As Câmaras Setoriais como instrumento de desenvolvimento econômico", o painel foi mediado pelo presidente da Adece, Eduardo Neves. Ele fez um apanhado da organização e atuação das Câmaras. Atualmente, são 24 setoriais e 9 temáticas. "Criamos uma forma de reunir as cadeias produticas, o governo, a academia. É uma forma de trabalhar a governança corporativa criando ambiência de negócios, o que ajuda a atrair novos negócios compreendendo cada segmento, negócios e suas evoluções", destacou.

A presidente da CS Turismo, Anya Ribeiro, falou da atuação da câmara que preside. Ela destacou o trabalho de integração de atividades do Turismo com o Agronegócio e Logística, e também com instituições transversais ao turismo, como Fecomércio, FIEC e Sebrae. "A intersetorialidade foi o elemento que mais nos provocou no início da gestão da câmara. Pensamos como atuar para dentro e para fora da câmara, mas também para fora da ADECE. É uma grande oportunidade de diálogo com todos os setores econômicos", frisou.

O crescimento do Agronegócio cearense nos últimos anos foi destacado pelo presidente da CS Agronegócio, Amilcar Silveira. O Ceará conta com 398 mil estabelecimentos rurais, sendo a produção pecuária leiteira a atividade mais volumosa. Ele lembrou que após a implantação do Projeto Leite Ceará pela ADECE, a produção cearense quase dobrou de 2014 para 2019, chegando a 798 milhões de litros. "Somos 73 mil produtores de leite no Ceará. As ações efetivas da ADECE fizeram a pecuária leiteira ter esse avanço mesmo em época de seca", disse. Amilcar também forneceu outros dados: 27% das exportações do Ceará têm ligação com o Agronegócio; 51% da economia brasileira é ligada ao Agronegócio, mas no Ceará esse número é bem menor, cerca de 14%.

O presidente da CS Logística, Marcelo Maranhão, pontuou a transversalidade da atividade logística e o trabalho realizado durante a pandemia. A Câmara fez articulações, segundo ele, para fixar a atividade como serviço essencial e também para manter abertos restaurantes e lanchonetes de estrada, além de lojas de serviço de oficina e manutenção de veículos. "Além disso, fazemos um acompanhamento permanente da situação das BRs, CEs, portos, acesso a portos", destacou. Maranhão também lembrou o quanto a atividade precisou se reinventar com o aumento assustador da movimentação de comércio virtual.

Para assistir ao painel na íntegra, acesse AQUI.

Sobre o Ceará Global
O Ceará Global, principal evento voltado para a internacionalização da economia do estado, acontece entre os dias 25 e 27 de agosto, com o tema: O Futuro em 360º. Em 2020, o evento ganha edição especial e, pela primeira vez, ocorre de forma totalmente online, por meio de plataformas de streaming. Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor), organização da Prática Eventos e Muvon.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA