Especialistas refletem sobre os caminhos para o futuro do Ceará no Ceará Global

Com a pandemia, muito se discute sobre como será o futuro agora diante de tantas incertezas. Para contribuir com essas reflexões, o Ceará Global trouxe no último painel desta quarta-feira (26/8) um debate sobre o tema “Ceará: A construção do amanhã”, com a participação de Expedito Parente, coordenador de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet); de Josep Piqué, presidente do La Salle Technova de Barcelona; de Aníbal Costa, representante do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); e Sampaio Filho, diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e líder do Observatório da Indústria da FIEC. A mediação foi realizada pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Barros Neto.

O representante do BNDES começou enfatizando que “o cearense é um povo que migra atrás das oportunidades e que é um povo que sonha alto”. Em seguida, Sampaio Filho, diretor da FIEC, pontua que o Ceará cresceu muito nos últimos 30 anos, mas ainda há um longo caminho de desenvolvimento pela frente. “Se a gente projeta o Ceará daqui a 30 anos, ainda vamos ver muitas lacunas. Precisamos repensar o novo modelo de desenvolvimento do Estado”, disse.

Para isso, Sampaio Filho destacou que é preciso haver união de todos os atores de desenvolvimento, como setor produtivo, academia e governo. “Eu costumo dizer que não existe voo solo. Temos que caminhar juntos. O Ceará é um Estado diferente. A força, o potencial e a inteligência cearense faz com que a gente se entusiasme cada vez mais e pense sempre em políticas de Estado, não de governo. Se estamos falando do Ceará do amanhã, não podemos pensar em politicas de governo, mas de Estado. Precisamos olhar para as economias que estão surgindo. Temos que enxergar o mar, a economia do mar é uma riqueza que nós temos. Estamos tendo esse olhar na gestão do presidente Ricardo Cavalcante e esse será um grande legado dele”, afirmou.

Josep Piqué, que falava diretamente de Barcelona, ressaltou que “o mais importante do Ceará é o seu talento, sua matéria prima”. Aníbal Costa acrescentou que a inovação deve ser inteligente. “Na história da economia, sempre foi preciso pôr as regras do jogo, em prol da população”, ressaltou, citando em seguida o exemplo do Cinturão Digital. “O Ceará hoje é o Estado mais cabeado do Brasil, com mais de 8 mil quilômetros em cabos. A fibra chega no Ceará e é distribuída para os demais Estados. Em um mundo de pandemia, em que se faz home office, que se trabalha a distância, o talento vai pela fibra óptica. Não existe mais uma barreira separando o Ceará do sucesso. A única barreira que existe está na cabeça do Ceará”, enfatizou.

Para ver o debate completo, clique AQUI.

Sobre o Ceará Global
O Ceará Global, principal evento voltado para a internacionalização da economia do estado, aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto, com o tema: O Futuro em 360º. Em 2020, o evento ganhou uma edição especial e, pela primeira vez, ocorre de forma totalmente online, por meio de plataformas de streaming. Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor), organização da Prática Eventos e Muvon.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA