Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC discute branding, interatividade e marketing digital

Branding, design, marketing digital e interatividade para alavancagem de vendas foram os temas do 6º painel do I Fórum de Transformação Digital do Sistema FIEC: Desafios e Oportunidades para a Indústria Cearense no período pós-Covid-19.

O painel focou na discussão sobre como as empresas estão lidando com as mudanças de hábito e consumo dos clientes durante a pandemia. Imagem da empresa, relacionamento do cliente, satisfação do consumidor, gestão de clientes, criação de conteúdo e apoio às indústrias foram alguns dos assuntos abordados.

Participaram o gestor de comunidades do NINNA HUB, Leonardo Alencar; da CEO da PliQ, Denise Barroso; da CEO da Abracadabra, Monike Oliveira; e do CEO da Bugaboo, Tiago Guimarães. A mediação ficou por conta da analista do SENAI Ceará, Camila Forte.

Leonardo Alencar começou instigando os convidados a contar como tem sido suas experiências de atendimento a empresas em meio às mudanças. "Algumas mudanças estão bem óbvias, como o aumento do delivery e do e-commerce, mas outras nem tanto", refletiu.

Monike Oliveira contou a principal mudança identificada tem sido a necessidade de movimentação das marcas para novas estratégias. "No começo do isolamento, foi um momento para reflexão e posicionamento, de pensar sobre o propósito. Para isso, é preciso arrumar a casa, se conhecer, se entender para depois pensar como mostrar isso pro cliente", detacou.

O desafio da Bugaboo é usar tecnologias de outro mundo para atrair e instruir pessoas, de acordo com o CEO, Tiago Guimarães. "Nessa pegada as empresas nos procuram pra criar novas camadas de interação. E estamos vendo cada vez mais essa necessidade, de como criar mais impacto. Essas tecnologias estão fazendo cada vez mais parte da nossa vida", pontuou.

Denise Barroso trabalha com sucesso do cliente. Ela contou que nos últimos três meses as empresas passaram a perceber a necessidade de colocar o cliente no centro. "Houve um aumento da percepção de que a concorrência não está apenas no produto ou serviço, mas de como os clientes percebem os valores e as experiências que têm com esses produtos e serviços", ressaltou. Segundo ela, nos últimos meses houve grande procura por empresas querendo melhorar CRM, entender dados, conhecer clientes, seus nomes, gostos e relacionamento com o negócio.

O NINNA HUB iniciou o funcionamento em janeiro de 2020. Pouco menos de três meses depois, teve início o isolamento social no Ceará. Leonardo Alencar compartilhou uma decisão que fez diferença na definição de estratégias de relacionamento no início da pandemia. "Desde o início decidimos que todos os eventos seriam feitos via Sympla. Temos informações do público que circulou no hub nos primeiros meses. Rodamos um formulário para entender as preferências dessas pessoas quanto a conteúdo e frequência com que gostariam de acompanhar. Ficou mais fácil porque nos preparamos pra isso", disse.

O SENAI Ceará passou por reformulação, assim com as outras casas do Sistema FIEC e as indústrias, de acordo com Camila Forte. "A transformação digital veio a força, em muitas indústrias. Empresas que não viviam isso tiveram que iniciar. Aí entrou o papel da FIEC e do SENAI de apoiar. Tivemos lançamentos de vários editais importantes". relatou.

Para conferir o painel na íntegra, clique AQUI.

Ao longo das próximas semanas, mais cinco paineis de debate serão apresentados ao público, sempre às terças e quintas-feiras. O fórum é uma realização do Sistema FIEC, por meio de sua Diretoria de Inovação e Tecnologia, bem como SESI, SENAI e IEL, com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae, da Gartner e da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Confira o restante da programação:

Dia 25/08 - Telecomunicações, segurança cibernética e LGPD em tempos de pandemia
Participantes:
Ronara Aragão – Consultora do SENAI
Tadeu Vieira – Gerente de TIC
Helder Galvão – CEO da Nós8
Rafael Timbó – Executivo de Negócios Públicos da Energy Telecom
Rawlison Brito – CEO da Morphus
Sayde Bayde – Diretor Comercial da Mob Telecom
Antônio Nunes – CEO da Angola Cables


Dia 27/08 - Inovação e tecnologia em saúde: programas de saúde, segurança e qualidade de vida que maximizam o retorno sobre os investimentos
Participantes:
Bruno Simões – Coordenador de PD&I do SESI
Cláudio Patrício - Médico do Trabalho e Pesquisador do SESI
Ricardo Galli – Gerente de Saúde e Qualidade de Vida da CSP

Dia 01/09 - Inteligência artificial e machine learning aplicada à segurança no setor de construção civil
Participantes:
Bruno Simões – Coordenador de PD&I do SESI
Rodrigo Nogueira – Engenheiro de Segurança e Pesquisador do SESI
Alexandre Mourão – Diretor de Engenharia da C. Rolim Engenharia
Barros Neto – Professor da UFC
Marcelo Montenegro – Diretor da Construtora Montenegro
Jorge Dantas – Diretor Técnico da KPR Rodan
Cláudio Barreira – Diretor de Engenharia da Mota Machado

Dia 03/09 - O que a crise sanitária nos ensinou sobre a importância de cuidar da Saúde? Inovação e tecnologia em saúde geram economia!
Participantes:
Bruno Simões – Coordenador de PD&I do SESI
Cláudio Patrício – Médico do Trabalho e Pesquisador do SESI
William Kassler – Vice-Diretor de Saúde da IBM Watson Health
Ron Goetzel – Senior Scientist da Johns Hopkins
Jaime Gama – Executive Partner da Gartner

Dia 08/09 - Desafios educacionais e soluções tecnológicas para o mundo do trabalho no período pós-Covid-19
Participantes:
Sônia Parente – Gerente de Educação do SENAI
Ana Paula Pinho – Gerente de Educação do SESI
Nei Silvério – Executive Partner da Gartner
Felipe Morgado – Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional
Cristiano Oliveira – Coordenador de Pós-Graduação – Centro Universitário Farias Brito
Dower Frota – Coordenador de Pós-Graduação – Centro Universitário Farias Brito
Andrey Barbosa – Diretor Executivo da Faculdade Ari de Sá
Henrique Soárez – Pró-Reitor Administrativo da Uni7
Anderson Morais – CEO da Agenda Edu

INSCRIÇÕES AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA