SENAI e UFC trabalham em pesquisa e desenvolvimento de respirador cearense

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) está empenhado no combate à Covid-19. Além das muitas ações realizadas durante a pandemia, a instituição está trabalhando, desde abril, no desenvolvimento de um respirador artificial de baixo custo, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Escola de Saúde Pública (ESP/CE) e outras instituições locais voluntárias. O financiamento é da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O equipamento está sendo desenvolvido no Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú. A pesquisa teve início a partir de um protótipo conceito do aluno do curso de Engenharia de Computação da UFC, Felipe Paiva. "O SENAI visualizou essa ideia muito boa do Felipe e a direção decidiu avançar no projeto. Estão trabalhando nele uma equipe do IST e bolsistas custeados pela Funcap", explica o gerente do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), João Goffoni. A coordenação técnica é do SENAI e do professor do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC, Jarbas Silveira.

O aparelho tem a finalidade de auxiliar unidades de saúde com pacientes acometidos pela Covid-19, que apresentem falta de ar, um dos principais e mais preocupantes sintomas da doença. A proposta é que o respirador tenha custo baixo e fácil manutenção, de acordo com Giffoni. O projeto está em fase de testes. A primeira experiência foi realizada em pulmão artificial. A previsão é que em março de 2021 o aparelho esteja finalizado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA