Programa Inova Talentos amplia alcance no Ceará

Mais uma empresa inicia em 2020, no Ceará, a execução de projetos de inovação no âmbito do programa Inova Talentos, uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Nacional) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), operacionalizado pelo IEL Ceará. O Banco do Nordeste recebeu, nos meses de julho e agosto, a aprovação de dois projetos no âmbito do programa e em breve abrirá as portas aos bolsistas que irão executá-los. Até o final de agosto, o IEL Ceará irá lançar um edital para a seleção desses profissionais. Serão oferecidas três vagas, sendo uma para graduados e duas para profissionais com doutorado. Além do BNB, o IEL Ceará desenvolve o programa atualmente em mais duas empresas: NHR e Gerdau. 

No início do ano, o programa aprovou um projeto da empresa NHR, com nove bolsas para profissionais graduados. Oito profissionais já foram contratados e a nona vaga será aberta após a definição da empresa do perfil do bolsista. A Gerdau também participa do programa no Ceará, com um projeto aprovado em 2019 e um bolsista, que também está em processo de contratação. Os projetos e suas respectivas entregas são monitoradas pelo IEL Ceará.

O programa Inova Talentos é uma iniciativa nacional que promove uma ponte entre jovens talentos e empresas inovadoras. O objetivo é ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no ambiente empresarial brasileiro e incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas. O programa é alicerçado no conceito de que estimular a indústria a manter-se competitiva, diversificada e inovadora é o caminho para o desenvolvimento sustentado do país.

O Inova Talentos está com edital aberto a projetos até 2022. Podem se inscrever empresas, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) públicas e privadas, órgãos do governo e entidades do terceiro setor. As empresas aprovadas receberão bolsistas selecionados e capacitados pelo IEL, que levará em conta o perfil de cada projeto no momento da escolha do profissional. O programa selecionada universitários, graduados, mestres e doutores.

A gerente executiva de gestão da inovação do IEL Ceará, Margaret Lins, explica que a instituição realiza todo o processo de seleção e contratação dos bolsistas, bem como a assessoria na elaboração dos projetos aprovados. De acordo com ela, o programa tem favorecido a ampliação da cultura de inovação nas empresas, além de resultados econômicos e financeiros a partir do lançamento de produtos inovadores e melhorias de processos.

“O Inova Talentos é o testemunho vivo da capacidade dos profissionais e das empresas cearenses de desenvolver práticas diretamente vinculadas à inovação. Iniciativas de sucesso, como o Inova Talentos, reforçam não só a importância de se multiplicarem esforços no fomento à pesquisa e ao desenvolvimento, como também a necessidade de se construírem mais pontes entre academia e indústria. Os resultados certamente virão, na forma de um Brasil mais competitivo e melhor”, destaca a gerente.

Para mais informações sobre o programa acesse o site do IEL Ceará ou ligue para a Central de Relacionamento do Sistema FIEC: (85) 4009-6300.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA