Comitiva de representantes do setor produtivo visita Condomínio de Empreededorismo da UFC

À convite do reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), capitaneada pelos presidentes das duas instituições Ricardo Cavalcante e Maurício Filizola, respectivamente, visitou o Condomínio de Empreendedorismo da universidade nesta quinta-feira (30/7), no Campus do Pici. O objetivo era apresentar ao setor produtivo a estrutura do prédio que abrigará o equipamento, cujo propósito é aproximar academia e classe empresarial. 

De acordo com o reitor, o objetivo do condomínio é transformar o espaço no ponto de convergência da inteligência cearense nas áreas de empreendedorismo, inovação tecnológica e inteligência artificial. “Esse é um espaço que estamos criando para estabelecer uma conexão entre os setores produtivos e a universidade. Toda universidade no mundo tem um espaço desse e nós não tínhamos ainda. Estamos aqui de braços abertos para essa nossa parceria. Estou absolutamente certo de que mudará o perfil do empreendedorismo e da inovação do Estado do Ceará”, declarou.

O presidente da FIEC, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-CE e representava a instituição na ocasião, acredita que através dessa iniciativa será possível alinhar demandas do setor produtivo às pesquisas desenvolvidas na universidade, beneficiando o desenvolvimento do Estado. Para Ricardo Cavalcante, o condomínio é um marco histórico que possibilitará a união da academia com o setor produtivo em prol do desenvolvimento do Ceará.

“Todo o saber está na academia e, nesse sentido, é grande a contribuição que ela pode dar à sociedade e ao setor produtivo, encontrando saídas para problemas enfrentados no mercado. Esse condomínio será uma oportunidade para a gente desenvolver novos processos e novos produtos, tanto nas empresas do formato tradicional quanto nas startups. Será um novo momento para a gente da Federação e para a sociedade em geral também”, opinou.

O presidente da Fecomércio destacou que o setor produtivo já está alinhado, atuando em cooperação, em diversas ações e agora a universidade chega para somar. “Quando o setor produtivo se une com a universidade nós temos a possibilidade de ampliar essa interação e dar mais resultado para a economia e para o desenvolvimento da sociedade. O condomínio é uma extensão do que estamos fazendo, agora com a universidade, para que na prática a gente traga ferramentas de apoio aos empresários em benefício também do desenvolvimento da sociedade”, comentou.

O Condomínio de Empreendedorismo ficará em um prédio de cinco pavimentos e mais de 2 mil metros quadrados de área construída. Receberá convenções e treinamentos e será a sede administrativa do Parque Tecnológico da UFC, da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Agência de Inovação (UFC Inova) e de um centro de pesquisa em inteligência artificial. As instalações do complexo também incluirão uma incubadora de startups e espaço de coworking para atender estudantes, pesquisadores, executivos, empresários e gestores públicos. Além disso, abrigará células da FIEC, Fecomércio e Sebrae, bem como agências juniores da universidade que não possuem sede própria. A previsão é de que as atividade do condomínio tenham início em agosto.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA